Esportes Titulo Atletismo
Alimentos certos dão
fôlego aos atletas
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
23/05/2013 | 07:08
Compartilhar notícia


Uma dúvida martela a cabeça dos corredores antes e depois de cada treino ou corrida: o que comer para não ter o desempenho prejudicado? Segundo a nutricionista Vivian Pian, é fundamental se alimentar, mas tão importante quanto é escolher alimentos que sejam mais adequados.

"O carboidrato é um excelente pré-treino. Existem os de lenta absorção que devem ser ingeridos 40 minutos antes do treino ou prova, como pães, batata-doce, cereais, massas, e os de rápida absorção, que devem ser ingeridos imediatamente após a atividade, que são as frutas com grande quantidade de açúcar, como, por exemplo, a banana ou as bebidas isotônicas", explica Vivian.

Essas recomendações são essenciais para os atletas que se preparam para disputar o 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC (as inscrições estão abertas, leia ao lado). A competição que será realizada pelo Diário e faz parte das comemorações pelo aniversário de 55 anos do jonal, conta com apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e organizada pela Federação Paulista de Atletismo.

A primeira prova será dia 16, em São Caetano. Depois, a competição passa por Rio Grande da Serra (7/7), Mauá (11/8), Ribeirão Pires (15/9), São Bernardo (13/10), Diadema (10/11) e Santo André (1º/12), com a largada às 8h.

É notório que a cada dia aumenta o número de praticantes de corrida na região, é só observar como ficam cheios os parques que possuem pista para treino. A nutricionista, porém, alerta para a reposição adequada dos nutrientes perdidos a cada atividade.

"Para depois do treino são importantes alimentos proteicos, como clara de ovo, leite e derivados, além de suplementações à base do soro do leite, como, por exemplo, Whey Protein. Esses nutrientes auxiliam na reposição de massa muscular que se perde durante o treinamento", explica Vivian.

Além da alimentação, a nutricionista recomenda muito hidratação, antes, durante e após a atividade física. "Para uma boa prova nada melhor que bom preparo alimentar, sem contar a hidratação que deve ser levada em consideração para um resultado de sucesso", finaliza.

Estão abertas as inscrições para participar do circuito

s inscrições para o 1º Circuito de Corrida de Rua do Grande ABC estão disponíveis a partir de hoje nos sites www.dgabc.com.br e www.ativo.com. Se preferir, o corredor pode retirar a ficha na portaria do Diário, localizado na Rua Catequese, 562, bairro Jardim, em Santo André.

O custo de cada etapa é de R$ 20, sendo que o atleta que desejar participar das sete provas pode se inscrever com preço promocional de R$ 100 até o dia 12 de junho. As inscrições se encerram sempre na quarta-feira anterior ao dia da prova, impreterivelmente.

Ao fim de cada etapa os participantes serão premiados com troféus do primeiro ao quinto colocados, masculino e feminino, e medalhas para os que completarem o percurso de cinco ou dez quilômetros.

Os 200 primeiros vão receber pontuação de acordo com a colocação na etapa, sendo que o líder ganha 200 pontos, o segundo 199 até o 200º, que levará um ponto.

Ao término das sete etapas, quem somar o maior número de pontos será o vencedor, com direito a troféu especial em festa que será promovida pela organização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;