Cultura & Lazer Titulo Especial
Ações nossas
de todos os dias

Inspirada em mulher que virou lenda em Ribeirão
Pires, dança resgata movimentos do nosso cotidiano

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
23/05/2013 | 07:19
Compartilhar notícia
Divulgação


Sob o teto de Isabel, na construção do grupo Danceato, um mundo de movimentos de gente que nem sempre é distinguida ganha abrigo. Inspirada por célebre personagem de Ribeirão Pires, a Izabel da Rodoviária, a coreografia, que tem direção de Ana Bottosso e Ton Carbones, suscita pessoas do cotidiano das ruas, resgata seus movimentos e traz à tona a discussão sobre quem deixa - e como deixa - sua marca na vida.

A coreografia, que estreou há dois anos, ganha exibição gratuita no Sesc Santo André, no sábado, às 18h. Izabel, uma senhora de olhos claros e voz grossa, lenda na Rodoviária de Ribeirão Pires por pedir dinheiro aos transeuntes e às vezes dar pulos surpreendentes acompanhados de gestos peculiares, serviu de inspiração para a coreografia. "Pesquisando temas, foram surgindo os próprios personagens, moradores, transeuntes", aponta Carbones, que diz que Izabel veio da memória de uma das dançarinas da companhia. "Era uma pessoa praticamente artista, que fazia agrado quando conseguia dinheiro, dava uma cambalhota falando que ia fazer um salto mortal. Ela nos trouxe tantas informações que fizemos com que ela costurasse o espetáculo", completa.

Além dos movimentos que surgiram das ruas, a dança urbana foi outro elemento que conduziu a criação coreográfica. "Levantamos repertórios das danças urbanas com três pessoas com conhecimento bem vasto nesse universo, o que acabou propiciando uma mistura gestual com o hip hop."

A ideia da obra, segundo Carbones, não é dramatizar a situação enfrentada pelas pessoas nas ruas, tanto que a coreografia não indica nenhum partido com relação à situação. "Queremos mostrar um pouco desse mundo que muita gente considera paralelo. Nele reside muito do nosso cotidiano, com as pessoas que transitam ou fazem da rua sua casa."

Sob o Teto de Isabel - Dança. Sábado, às 18h. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;