Cultura & Lazer Titulo Música
Grupo Conversa
Ribeira cria e revive
a rica música caipira

Músicos lançam segundo disco amanhã, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
23/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Resgate cuidadoso, feito a partir de memórias particulares e de pesquisa cultural. Assim, e há 11 anos, o trio Conversa Ribeira cria e revive a rica música caipira. Agora, aproveita para lançar Águas Memórias (Tratore, R$ 20 em média), seu segundo trabalho. O grupo é atração amanhã, às 20h, no Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo. A entrada é gratuita.

O trio é formado por amigos de diferentes locais, conhecidos de faculdade: Andrea dos Guimarães (voz), João Paulo Amaral (viola caipira) e Daniel Muller (piano e acordeon). "Nos conhecemos na Unicamp. O grupo surgiu da afinidade dos três em ser de cidades do Interior e também pelas memórias afetivas relacionadas à música caipira", conta Muller.

Seu novo trabalho é composto por 14 faixas. Três delas são composições autorais: Conversa Ribeira, Joia Na Vereda, que, aliás, é parceria com Zaca de Oliveira, compositor de São Bernardo - e que deverá fazer participação especial no show -, e Ventania.

As outras composições são releituras para músicas que escreveram a arte caipira. Lembrança, de Zé Fortuna; Chico Mulato, de Raul Torres e João Pacífico; CF50e A Coisa Tá Feia, de Tião Carreiro e Lourival dos Santos, são algumas das canções que fazem parte do repertório do álbum.

Todo esse resultado é espelho das tais memórias frisadas pelo músico. "Lembro do meu avô, na chácara, com meus pais e músicas como essas. Com a Andrea é a mesma coisa. Na faculdade estávamos no momento de estudar e surgiu essa afinidade", afirma o músico. "É a vontade de conhecer melhor a cultura caipira, que conta com diversos gêneros como moda de viola, folias de reis, toada, cururu."

Mas as releituras, pelas mãos deles, ganham toques atuais e ele explica: "Propomos transformação que não desconsidere o original. Vamos buscar as raízes, mas sabemos que vivemos em um mundo transformado."

"Nossa estratégia de preservação, para manter viva essa cultura, é no sentido de nos colocarmos na posição de quem recria", afirma.

Conversa Ribeira - Música. Amanhã, às 20h. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171. São Bernardo. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;