Setecidades Titulo Saúde
Estado adia decisão de
verba para HC e Nardini

Secretário Estadual de Saúde diz que expectativa
é definir os valores de repasse até junho deste ano

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
22/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O governo do Estado adiou anúncio de repasses de verba tanto para a finalização das obras do HC (Hospital de Clínicas de São Bernardo), quanto para a reforma e custeio do Hospital Nardini, em Mauá.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, que esteve ontem na região, a previsão é que até junho seja definido o repasse para o HC. Já em relação ao Nardini, estima-se que verba e custeio sejam decididos até o fim do mês.

Cerri visitou ontem pela primeira vez o empreendimento de saúde de São Bernardo. Embora a expectativa fosse o pronunciamento da liberação dos R$ 23 milhões restantes para o acabamento da obra e compra de equipamentos, o secretário revelou que ainda não há definição sobre o assunto. "O prefeito (Luiz Marinho - PT) já levou o pleito ao governador (Geraldo Alckmin - PSDB). Vamos discutir em conjunto a capacidade de investimento nesse hospital. A visita mostrou que a unidade está bem desenhada e vai contribuir muito para a Saúde da região", pontuou.

A entrega da unidade, que tem como objetivo reconfigurar a rede de atendimento não só em São Bernardo, mas também no Grande ABC, já foi adiada três vezes. O HC encontra-se em obras desde setembro de 2010. O prefeito da cidade, Luiz Marinho, reafirmou que a previsão é que a obra termine em agosto. "Vamos entregar quando ficar pronto, o que vai depender de negociação com o governo do Estado. A inauguração só será realizada quando todos os equipamentos estiverem instalados."

Em relação ao Nardini, o secretário Estadual de Saúde alegou que as negociações em relação aos recursos para o hospital avançaram muito. "Creio que nos próximos dias teremos um posicionamento."

O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), se reuniu ontem com o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Edson Aparecido (PSDB), para tratar do assunto. Ficou acertado que caberá a Alckmin o anúncio da quantia a ser encaminhada para o hospital, em visita ao Grande ABC, possivelmente no dia 27.

AME SANTO ANDRÉ

Giovanni Guido Cerri também visitou o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santo André para conhecer o local e verificar qual espaço é mais apropriado para receber o CRI (Centro de Referência do Idoso). Outra opção é o Hospital Estadual Mário Covas, no mesmo município.

"Está definido que teremos um CRI no ABC, mas vamos estudar as áreas para conhecer a mais adequada. O projeto já está pronto e o recurso, cerca de R$ 5 milhões, também está destinado. Queremos começar a obra ainda neste ano", garantiu. (Colaborou Bruno Coelho)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;