Setecidades Titulo Acidente
Vazamento de gás
assusta Vila Gilda

Incidente provocou esvaziamento de dez imóveis no entorno da Rua Caminho do Pilar

Drielly Gaspar
Natália Fernandjes
22/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Um vazamento de gás provocou esvaziamento de dez imóveis residenciais na manhã de ontem na Vila Gilda, em Santo André. O incidente aconteceu na Rua Caminho do Pilar, altura do número 354, após tubulação da Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) ter sido perfurada acidentalmente por volta das 10h.

De acordo com informações do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Comgás, o dano na rede foi provocado por retroescavadeira de empresa que fazia obras particulares para instalação da rede de esgoto no local.

O barulho e odor característico do gás assustaram moradores do bairro, comerciantes e pedestres que passavam pelo local. Apesar do transtorno, não houve vítimas. "Deu um estouro grande e em seguida veio o forte cheiro de gás. Todo mundo saiu correndo, assustado", destaca a autônoma Aline Sena, 33 anos, proprietária de loja próxima da área afetada.

Os trabalhos para contenção do vazamento levaram cerca de duas horas. Neste período, a população do entorno aguardou apreensiva a liberação de seus imóveis pela Defesa Civil. "A gente fica desesperado e com medo de explosão", revela o inspetor de auditoria aposentado Roberto Silva, 62. Segundo ele, os moradores foram orientados a desligar a chave geral das casas. "Ficamos com medo ao ver aquelas pessoas nas ruas, apavoradas e sem saber o que fazer", diz o técnico em informática Alex Galvão.

De acordo com a Comgás, devido ao incidente, foram fechadas válvulas da rede de distribuição de gás e, com isso, 106 clientes residenciais foram afetados. Os trabalhos de reparo na rede foram realizados até por volta das 16h, período em que o trânsito local precisou ficar interditado para a passagem de veículos.

A companhia de gás informou ainda que pelo incidente ter ocorrido em local aberto, o risco foi minimizado, tendo em vista que o gás natural é mais leve que o ar. Dessa forma, liberado na atmosfera, se dissipa mais facilmente.

Segundo a Comgás, toda a rede de distribuição é mapeada e disponibilizada gratuitamente a  concessionárias, prefeituras e empresas que realizam obras no subsolo.

Além disso, a distribuidora disponibiliza técnico para acompanhar as obras onde há rede de gás para evitar que incidentes como esse ocorram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;