Cultura & Lazer Titulo
Filarmônica jovem em boa fase
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
16/09/2010 | 07:06
Compartilhar notícia
Divulgação


A Filarmônica Jovem de São Bernardo se apresentará na manhã de domingo em concerto com entrada franca no Salão Nobre da Universidade Metodista de São Paulo, no bairro Rudge Ramos, na cidade da região. O evento tem entrada franca e é aberto ao público.

O programa da apresentação mistura peças eruditas e populares. "Vamos tocar de Bach a Beatles, passando por trilhas sonoras, como a do filme Piratas do Caribe", conta o maestro da formação, Daniel César Martins.

Criada há dois anos, a orquestra é composta principalmente por músicos que iniciaram sua formação musical por meio do Projeto Guri, programa do governo do Estado de inclusão sociocultural. "Eles podem ficar no Guri até os 18 anos, já que o propósito do programa é a convivência. Alguns, que tinham potencial, não quiseram se afastar disso e foi aí que a orquestra surgiu", conta o regente, que lecionou no programa até pouco tempo.

O grupo continuava se encontrando na sede do projeto Guri em São Bernardo. A princípio sem apoio, a maioria tinha de superar a falta de recursos para continuar ensaiando. "Alguns caminhavam mais de uma hora para chegar até o lugar", lembra Martins.

Mesmo assim, a orquestra atraiu outros estudantes de música que não fizeram parte do Guri. "E há também quem tenha migrado do programa antes da idade limite. Hoje temos 45 músicos de 16 a 24 anos", comemora o maestro.

PARCERIA
Desde agosto, a Universidade Metodista é parceira da orquestra, fornecendo espaço para ensaios, transporte e lanche. "Foi a entidade que nos abraçou. Tem sido uma experiência bastante importante. Já fizemos algumas apresentações e estamos animados para nos estruturar ainda mais", relata Martins.

Os planos agora continuam em direção à continuidade de formação dos músicos. "A ideia é conseguir bolsas de estudo musicais", diz o maestro. Garra, eles têm. Nos dois anos de criação, conseguiram comprar alguns instrumentos com o dinheiro das apresentações.

Filarmônica Jovem de São Bernardo Concerto. Domingo (19), às 11h. No Salão Nobre da Universidade Metodista - Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;