Cultura & Lazer Titulo
Biógrafo afirma que Jorge Luis Borges foi infeliz
Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 16:30
Compartilhar notícia


O escritor Horacio Salas, um dos biógrafos de Jorge Luis Borges, afirmou nesta sexta em Madri que nunca houve ``música na alma' do autor argentino, e que, apesar de sua grande força poética, foi ``infeliz quase até o final de sua vida'.

``Só em 1984, dois anos antes de sua morte, Borges afirmou em um de seus últimos livros ter compreendido há pouco o que para ele era a felicidade', assinalou Salas, autor de ``Borges, una literatura autobiográfica', numa conferência em Madri sobre a vida e obra do autor de ``El Aleph'.

``Nao houve música em sua alma e em seus textos sempre fazia referência à sua cegueira, à sua tristeza e sua amargura' por nao ter conseguido o desejado amor tanto tempo buscado ao longo de sua vida, acrescentou Salas.

``Uma constante neblina ruidosa me persegue. A cegueira é um claustro, mas também uma libertaçao', escreveu Borges em seu ``Elogio das sombras'.

Inclusive, em 1975, reconhecia num poema como seu pesar mais profundo o fato de nao ter conhecido a felicidade. ``Cometi o pior dos pecados que um homem pode cometer: nao fui feliz', escrevia nesse ano pouco depois da morte de sua mae, a quem ditou parte de sua obra.

``Suas máscaras e disfarces lhe permitiram dissimular suas afliçoes, solidao e tristeza', frisou o biógrafo argentino antes de afirmar que o próprio Borges lhe confirmou que um dia, dos anos 70, esteve a ponto de se suicidar.

``Pensei em suicídio sim, mas o tempo será meu suicídio, me disse Borges, quando tinha 84 anos', precisou Salas. Três anos mais tarde, Borges morreria em Genebra, mas por motivos de saúde.

``Nao vivi e gostaria de ser outro homem', tinha escrito 10 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;