A Medida Provisória no 1.602, aprovada em dezembro e que determina a emissao eletrônica de notas fiscais nas empresas, colaborou para o aumento da demanda, mas muitas empresas ainda nao automatizaram seus sistemas. Segundo a Bríndice, a automaçao comercial é uma importante ferramenta de competitividade para a empresa, pois permite ao comerciante implementar sistemas de gerenciamento de dados, como Database Marketing, e administrativos que aprofundam o conhecimento dos clientes e do próprio negócio.
Pedro Mantovani, gerente da IAB Informática, um dos expositores da feira, acredita que "a automaçao será um divisor de águas entre as empresas de sucesso e as que tendem a desaparecer do mercado". Segundo ele, a automaçao gera um conjunto de informaçoes que possibilitam o aperfeiçoamento da gestao do varejo, por meio de maior controle das operaçoes comerciais.
O gerente vê o investimento em automaçao por parte dos pequenos e médios comerciantes como algo necessário para que possam fazer frente aos desafios da concorrência das grandes cadeias de lojas, pela globalizaçao e pela necessidade de reduçao de custos operacionais. Mas, alerta para alguns cuidados que devem ser tomados ao instalar o recurso. "Os sistemas devem ser adquiridos de empresas especializadas, que ofereçam preços competitivos e devem ser prontos e já experimentados, eliminando a possibilidade de erro", disse. No ponto de venda, é preciso ficar atento para nao construir ilhas de informaçao sem utilidade para o consumidor. A feira será realizada no Pavilhao Amarelo do Expo Center Norte, em Sao Paulo. Mais informaçoes pelo telefone 3872-6846.
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