Cultura & Lazer Titulo
Jornalista lança enciclopédia de bebidas
Do Diário do Grande ABC
20/02/2004 | 19:04
Compartilhar notícia


Quem gosta de drinques e coquetéis não pode deixar de conhecer o livro Bar, Doce Bar (Axcel Books, 180 págs., R$ 33), do jornalista Claúdio Fornari. É uma prática enciclopédia com mais de mil verbetes e 300 receitas de coquetéis para as mesas de todos bares e lares. A publicação apresenta um extenso glossário de A a Z com informações, curiosidades e receitas dos quatro cantos do mundo para os apaixonados pelas bebidas e suas histórias. O livro oferece ainda um universo de combinações de sabores e cores para os interessados em conhecer a arte do bem beber.

Em Bar, Doce Bar, Fornari, também autor do dicionário-almanaque sobre gastronomia Comes e Bebes, dá uma aula de cultura, indo além de uma simples coleção de verbetes etílicos. Na introdução do livro, por exemplo, o autor explica a origem da palavra bar e seu significado remontando ao final do século XVIII. Entre as sessões do livro, organizadas em ordem alfabética, Fornari abre espaço para pequenas histórias sobre as bebidas em um aparte denominado Papo de Bar. Ele explica, por exemplo, que a palavra beer na Inglaterra não é sinônimo de cerveja. O termo pode tanto designar uma bebida alcoólica como uma não alcoólica.

Outra curiosidade: usar o copinho quadrado de madeira para beber saquê é um modismo ocidental. O autor explica que os japoneses o criaram para medir ingredientes, como arroz, e bebem o líquido em tacinhas de porcelana.

O autor abre ainda espaço para receitas de coquetéis simples, como o de laranja que leva o suco da fruta, gim e gelo, e outras mais elaboradas e sofisticadas como o coquetel magnólia que leva gim, suco de limão, creme de leite e grenadine, um xarope não alcoólico de romã usado para aromatizar e colorir drinks.

Além dos verbetes etílicos, há espaço para explicações sobre palavras relacionadas ao dia-a-dia dos bares. Fornari escreve, por exemplo, que saideira é o trago que se toma para encerrar o papo e morraça e mijoca são sinônimos de vinho ruim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;