O debate teve a participação do editor-chefe do Diário, Antonio Ximenes; do diretor artístico de jornalismo da Rádio ABC, Eduardo Oliveira; do professor de planejamento publicitário do Imes e do programa de mestrado da Umesp, Daniel Galindo. O seminário foi coordenado pelo professor Roberto Elísio dos Santos.
Ximenes abriu o seminário apresentando a nova estratégia editorial do Diário, que tem como base a comunicação como vetor regional da cultura, educação, economia, política e qualidade de vida (segurança). Ele ressaltou também a importância do resgate da identidade e auto-estima da população do Grande ABC. “Somos um pólo de tecnologia, referência política, econômica e cultural para o Brasil e o mundo”, disse.
Oliveira destacou a resistência da rádio ABC, hoje a única emissora oficial da região. “A ABC dedica 14 horas de sua programação ao jornalismo regional.” Para o diretor artístico, os meios de comunicação devem se comprometer com as questões locais. Deu como exemplo a campanha movida pela rádio para que o parque Guaraciaba, em Santo André, não se transformasse num aterro sanitário, mas em um local de lazer.
Sobre desenvolvimento de marketing regional, Galindo pontuou a necessidade de tratar as cidades como marcas. Citou o caso bem-sucedido de São Caetano. A platéia também participou cobrando presença efetiva dos meios de comunicação na cobertura do cotidiano da região e no resgate da identidade local.
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