Economia Titulo
Varejo espera vender 15% a mais de panetone neste ano
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
03/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A três semanas do Natal, as supermercadistas estão otimistas em relação ao desempenho nas vendas de panetones neste ano, com projeção de crescimento na casa dos 15% em relação a 2008. Apesar de algumas redes produzirem o item durante todo o ano, o ápice nas vendas continua entre os meses de novembro e dezembro.

Na Coop (Cooperativa de consumo), por volta de 470 toneladas sairão do forno no período iniciado em setembro e que vai até o fim deste mês, quantidade correspondente a 80% da produção anual. "A venda só não superará os 9% de crescimento devido à restrição do espaço físico da central", diz o gerente de panificação, Walter Variz.

Em 2010, a área será dobrada para 3.200 metros quadrados e a produção quadruplicada. Desde o ano passado, a rede passou a fazer o pão fora do período tradicional por exigência dos clientes. "As lojas começaram a encomendar o produto para a nossa central de panificação. Cerca de 20% do volume é comercializado até setembro", explica Variz.

Para a fábrica de pães, a rede reuniu equipamentos que estavam instalados nas lojas. Com a ampliação, calcula-se que serão utilizados 800 sacos de farinha de trigo por dia frente aos 200 consumidos atualmente. O investimento irá demandar R$ 5 milhões, divididos entre a compra de uma máquina capaz de fazer 20 mil pães franceses por hora, operada por apenas três pessoas, e a reforma das instalações.

VOLUME - O Grupo Pão de Açúcar informa que já recebeu 25% do volume total de panetones industrializados encomendados para este ano. São mais de 3.000 toneladas de 17 marcas, além daqueles fabricados pela própria varejista. A meta é que a comercialização de panetone seja 15% superior à alcançada no ano passado.

Os produtos da linha de marca própria Taeq e Qualitá estão à venda nas bandeiras Extra, CompreBem e Pão de Açúcar, sendo que nesta rede também estão nas gôndolas itens importados e de marcas premium como Havana, Fasano, Ter Marie e Bonifanti.

No Walmart, é esperado incremento de 15% na venda de panetone em comparação com o ano passado. Para este Natal, a rede que inaugurou recentemente a terceira unidade da loja de vizinhança TodoDia em Diadema, acredita que os itens de fabricação própria devem ter incremento de venda em torno de 10%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;