Economia Titulo
Vendas em shopping cresceram 14% em abril
Do Diário do Grande ABC
12/05/2000 | 18:26
Compartilhar notícia


As vendas de shoppings cresceram 14% em abril na comparaçao com o mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira a Associaçao Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), com base em levantamento junto a empresários do setor. Para a Alshop, o resultado demonstra a tendência de crescimento das vendas, iniciada em janeiro, e que deve se manter nos próximos meses.

O movimento do Dia das Maes, segunda melhor data para o comércio depois do Natal, deve crescer 15% em relaçao a 1999, estimulado pelas promoçoes e sorteios de prêmios. O presidente da entidade, Nabil Sahyoun, afirmou que o otimismo é originado pelos resultados do primeiro trimestre e a recuperaçao da economia em geral.

O economista Marcel Solimeo, da Associaçao Comercial de Sao Paulo, acredita que o indicadores econômicos revelam mesmo a retomada da atividade, mas por enquanto é somente "uma recuperaçao". "Nao há nada de extraordinário", resumiu.

O importante, na sua avaliaçao, é que o crescimento é sustentado e sem pressao inflacionária. Alguns preços estao sendo reajustados, mas nao há movimento de remarcaçoes generalizados. Nem é possível, segundo ele, porque a demanda no varejo ainda é fraca, se comparada a outras épocas mais gloriosas, como em 1995 e 1996.

Esta tendência deve continuar desde que o Banco Central continue a reduzir os juros, que nao ocorram acontecimentos políticos graves ou crises externas. O aumento das taxas de juros nos EUA pode interromper o percurso de queda do Brasil, além de desaquecer a economia daquela potência. Mas, para o economista, este processo terá uma evoluçao gradativa, o que dará tempo para as economias do resto do mundo absorverem lentamente os efeitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;