Cultura & Lazer Titulo
Cresce espaço na TV para programas sobre gastronomia
Mariana Trigo
Da TV Press
20/04/2006 | 12:13
Compartilhar notícia


Os prazeres da mesa tomaram conta da programação da TV.O crescente nú- mero de programas sobre gastronomia reflete transforma- ções no perfil do público,cada vez mais interessado não só em comer bem,mas também em se informar sobre os de- mais prazeres que acompanham o paladar.“Quando comecei a cozinhar,não havia tantos tipos de programas.Isso é reflexo da maturidade que o país tem alcançado com a gastronomia.Mas não se pode confundir um chef com um popstar ”,reflete a chef Roberta Sudbrack,que comanda o programa Boca-a-boca ,no Multishow.

Essa foi uma das dificuldades da chef Flávia Quaresma, apresentadora do Mesa Para Dois com o chef Alex Atala,no GNT.Além da total falta de intimidade com as câmaras,a carioca mal acreditou quando passoua ser reconhecida nas ruas.“Faço um programa com um perfil mais intuitivo nas re ceitas,porque a gastronomia na TV já saiu do prato.Tem gente que assiste ao programa e não cozinha nada,mas acha interessante ”,observa Flávia.

Na verdade,o público da TV por assinatura está mais interessado em ingredientes diferenciados,como um azeite recomendado por um chef, por exemplo,enquanto os programas dessa linha na TV aberta ainda seguem o formato tradicional.No Receita Minuto ,da Band,o chef Daniel Bork garante que sua maior preocupação é oferecer um cardápio de baixo custo para a dona de casa.“Os programas por assinatura são lindos, mas nada práticos.Eu faço a realidade,não passo glamour de novela das oito ”,alfineta.

Na mesma panela está o chef Eduardo Guedes,que cuida da parte de culinária do Hoje em Dia ,nas manhãs da Record.“Minha intenção é fazer pratos baratos porque,quando o custo é alto,as pessoas preferem comer fora.Além disso,me preocupo em passar receitas onde os ingredientes possam ser encontrados em todo o país ”,valoriza.

Ainda na Record,o padeiro Olivier Anquier apresenta o quadro Diário do Olivier ,no Domingo Espetacular .O francês,que há 27 anos vive no Brasil,estreou este programa em 1999 no GNT e se orgulha de ser o pioneiro em inserir demais ingredientes à gastronomia numa produção,como viagens que exploram sabores de diversas regiões.Depois do boom do fast food na década de 80,Olivier comemora o retorno da valorização da comida artesanal,que hoje se reflete na profusão de programas desta linha.“Culinária é cultura,por isso me permite falar de arte,de viagens,de conhecimento ”,acredita.

Mesmo assim,ainda é muito comum ver uma receita interrompida pelo chef para anunciar o tempero tal ou mesmo ser surpreendido por um close numa marca de eletrodoméstico,por exemplo. “Isso ameaça a credibilidade do chef.Não cabe!”,critica o jornalista Renato Machado,  que apresenta,ao lado do chef Claude Troigros o programa Menu Confiança ,no GNT.  “Acho muito over gente que pára de cozinhar para vender um produto ”,concorda a chef Flávia Quaresma.“Testo os produtos em casa antes ”,justifica o chef Eduardo Guedes. “É necessário ser coerente.O produto precisa ser personagem da receita ”,defende Olivier Anquier,que tem como anunciante uma marca de eletrodomésticos do cenário do seu programa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;