Política Titulo
PT realiza eleição interna neste domingo; Berzoini é o favorito
Do Diário OnLine
01/12/2007 | 14:49
Compartilhar notícia


O PT realiza neste domingo em todo o Brasil a primeira fase da eleição interna do partido, que tem como principal atração a escolha do novo presidente da legenda, atualmente comandada pelo deputado federal Ricardo Berzoini (SP), que é candidato à reeleição.

No último PED (Processo de Eleição Direta) do PT, realizado em 2005, cerca de 300 mil pessoas compareceram e votaram. Se a eleição não for decidida neste domingo, o segundo turno já está marcado para o dia 16 de dezembro.

De acordo com as estimativas, Berzoini é o grande favorito para vencer as eleições. Ele concorre pela chapa CNB (Construindo um Novo Brasil), cuja maioria dos integrantes pertencia ao antigo Campo Majoritário, comandado pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (SP), deputado federal cassado em 2005 por supostamente comandar o esquema do mensalão (espécie de ‘mesada’ paga a parlamentares da base aliada para que votassem a favor de projetos de interesse do governo), escândalo que na ocasião abalou o governo do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva.

No entanto, Berzoini terá que enfrentar candidatos fortes na disputa, que prometem uma renovação do PT. Estão no jogo com boas chances de vitória o deputado federal José Eduardo Cardozo (SP), o secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, e o também deputado Jilmar Tatto (SP).

Ainda estão nas eleições Markus Sokol, José Carlos Miranda e Gilney Viana.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;