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Criatividade renova o teatro do ABC
Mauro Fernando
Da Redaçao
20/11/2000 | 20:22
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  Apesar das dificuldades - falta de espaços para ensaios e apresentaçoes e de dinheiro para as produçoes -, o teatro no Grande ABC sobrevive. Grupos como a Cia. Quartum Crescente, de Mauá, o Grite (Grupo Imes de Teatro Experimental), de Sao Caetano, e o Baba de Anjo, de Santo André, atestam que a produçao teatral na regiao ainda tem sua força.

Longe do apogeu vivido nos anos 70 - nos quais pontificou o Teatro da Cidade, de Santo André, que continha Antônio Petrin e Sônia Guedes em suas fileiras -, o teatro na regiao procura soluçoes criativas para atrair o público. Kléber di Lázzare, do Grite, aposta no "teatro de pesquisa, na procura de outra cara para os clássicos". Outra idéia é a busca por espaços alternativos.

A Quartum Crescente, por exemplo, tem apresentado A Farsa dos Mendigos, de Alex Moleta, em escolas de Mauá. O maior problema do grupo é mesmo dinheiro - principalmente para viajar para festivais amadores, nos quais contabiliza 47 prêmios em 15 anos de existência. "A Fraternal Arte na Rua, companhia irma da Quartum Crescente, já possui nove", diz o ator e arte-educador James Silva.

Nascida em 1997 das oficinas ministradas por Silva e pelo diretor e fundador da Quartum Crescente Ronaldo Morais, também arte-educador, a Fraternal recebeu seis deles no festival realizado em Pindamonhangaba por O Asno, de Morais. As oficinas de dança e de teatro, abertas à comunidade, acontecem aos fins de semana num espaço de cerca de 25 m² na Vila Bocaina, cedido pelo núcleo do Partido dos Trabalhadores no bairro.

As produçoes das duas companhias têm custo baixo. "A Farsa dos Mendigos custou R$ 400", afirma Morais. A reciclagem de materiais é um hábito. Assim, uma almofada se transforma num chapéu e um vestido de noiva velho e rasgado, depois de recosturado e tingido, surge em cena novinho em folha.

Levantar dinheiro também é a maior dificuldade do Baba de Anjo. O grupo realiza ensaios abertos da peça Dezesseis Anos, de Sérgio Pires, mas nao consegue colocá-la em cartaz. Os atores Diana Sitônio e Ricardo Gamba estao de partida para Santa Catarina. "Lá é mais fácil negociar com empresas", afirma Gamba. Diana dará aulas de teatro de rua para comunidades carentes enquanto a peça nao decola.

Já Di Lázzare identifica outros problemas. Um é a escassez de produtores. "A produçao começa antes dos ensaios. Falta uma escola de produtores", diz. Outro é a uniao. "As pessoas precisam se falar. Em Sao Paulo, apesar da competiçao, há mais uniao", afirma. Mas também reconhece que a captaçao de recursos é difícil. "Os empresários nao acreditam no teatro da regiao".

Em cartaz - Mário de Andrade, a Descoberta do Poeta, que integra a programaçao do projeto Palavrapontocompontosem, é o espetáculo-recital desta terça, às 20h, no Sesc Sao Caetano (r. Piauí, 554. Tel.: 4229-8288. Ingr.: R$ 4). Wladimir Mafra interpreta a obra poética do autor modernista.

Com entrada franca, o Empório Alquimia da Cena - Casa do Estudo do Ator (r. General Osório, 287, Sao Caetano. Tel.: 4221-2118) inicia na quarta um ciclo de leituras dramáticas que culmina com uma aula magna da atriz Miriam Mehler. Os textos sao de três jovens autores: Judas!, de Toni D`Agostino; As Donzelas e Totalmente Biscate, de Arnaldo Drummond; e Estranho Amor, de Olair Coan.




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