Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 18 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

UE se reúne com os grupos de San José e do Rio


Do Diário do Grande ABC

21/02/2000 | 13:36


Chanceleres latino-americanos e altos representantes da Uniao Européia iniciaram nesta segunda-feira, em Vilamoura, uma série de encontros regionais para dar continuidade às discussoes políticas e econômicas que começaram em junho de 1999, no Rio de Janeiro.

As reunioes de Vilamoura (250 km ao Sul de Lisboa) acontecem ao mesmo tempo em que o chamado Grupo de San José celebra seu 16º encontro, e Grupo do Rio, sua 9ª ediçao. O Grupo de San José é formado por Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá. Os colaboradores sao: México, Colômbia e Venezuela e os observadores, Belize e República Dominicana.

Fundado em 1984, em plena época de conflitos armados na América Central e constante ameaça de intervençao americano. Logo se converteu em principal fórum de cooperaçao entre a Europa e esta sub-regiao. Trata-se de uma das primeiras iniciativas conjuntas em política exterior da Uniao Européia.

Além dos problemas políticos, o fórum passou a se concentrar em assuntos de interesse econômico. Entre os temas a serem discutidos em Vilamoura estao os conflitos fronteiriços, a integraçao regional, o combate ao narcotráfico, a consolidaçao do Estado de Direito e a transparência institucional, informou a presidência portuguesa da Uniao Européia.

O Grupo do Rio é formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os observadores sao: América Central e um país caribenho (rotativo).

Criado a partir da Declaraçao do Rio, em 18 de dezembro de 1986. A crise na América Central e a dívida externa da América do Sul foram temas que dominaram os primeiros encontros do fórum. Após a reuniao de cúpula Uniao Européia/América Latina, em junho de 1999, se tornou o principal fórum de negociaçoes entre as duas zonas comerciais e políticas.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;