Cultura & Lazer Titulo São Paulo
Georges Méliès ganha exposição

'Georges Méliès - Mágico do Cinema' traz acervo inédito

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
03/07/2012 | 07:34
Compartilhar notícia


Se o cinema é considerada uma arte cheia de magia, o grande responsável pelo título é Georges Méliès (1861-1938). O ilusionista francês encontrou na criação dos irmãos Lumière fonte inesgotável para levar o público em viagens incríveis - incluindo a maior jornada até a Lua já registrada nas telonas. A carreira do cineasta é explorada na exposição 'Georges Méliès - Mágico do Cinema', que abre amanhã no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. A programação mistura diferentes tipos de atrações e segue até 16 de setembro.

Inédita no Brasil, a mostra traz coleção reunida desde 1936 pela Cinemateca Francesa e acervo que pertenceu a Madeleine Malthête-Méliès, neta do homenageado, e que foi adquirida na última década pelo Centro Nacional de Filme, da França.

Dois andares do MIS serão tomados por cartazes antigos, figurinos usados em cena, objetos diversos e séries de fotografias. Todo o material é original e ficará dividido em seis setores: 'Méliès Mágico', 'Méliès Mágico e Cineasta', 'O Estúdio Méliès', 'O Universo Fantástico de Méliès', 'A Viagem à Lua' e a seção 'Fim'.

Um dos destaques do programa é a interativa 'Instalação Méliès', na qual os visitantes poderão liberar sua criatividade ao fazer filmes de apenas 30 segundos. A ideia torna possível mesclar cenários móveis e pequenos efeitos especiais.

As obras cinematográficas do diretor ganham nova roupagem no dia 15, às 16h, como atração do projeto Cinematographo. O auditório do museu traz projeção especial de seleção de títulos. A data contará com a presença dos bisnetos do artista, Marie-Hélène Lehérissey, narrando as histórias, e Lawrence Lehérissey, responsável por acompanhar as produções no piano. Os ingressos custam R$ 4 e a entrada é limitada.

Georges Méliès - Mágico do Cinema - Exposição. A partir de amanhã. No Museu da Imagem e do Som - Avenida Europa, 158, São Paulo. Tel.: 2117-4777. Ter. a sáb., das 12h às 21h; dom. e feriados, das 11h às 20h. Ingr.: R$ 4. Até 16 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;