Cultura & Lazer Titulo
Dom Quixote é eleito melhor livro ficção de todos os tempos
Do Diário OnLine
07/05/2002 | 15:40
Compartilhar notícia


O livro Dom Quixote, narrativa espanhola do século 17 sobre um cavaleiro que vive entre um mundo real e fantástico, foi eleito a melhor obra de ficcção por um time dos mais famosos escritores do mundo nesta terça-feira.

A obra de Miguel de Cervantes deixou para trás livros de Shakespeare de autores do calibre de Homero e Tolstói, de acordo com a pesquisa conduzida com 100 autores de 54 países.

Os escritores que votaram no prêmio foram Salman Rushdie, Milan Kundera, John Le Carre, John Irving, Nadine Gordimer, Carlos Fuentes e Norman Mailer. Eles deram a Dom Quixote 50% a mais de votos que o segundo lugar - Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust - na pesquisa de 100 livros, histórias e peças de teatro.

O ranking foi organizada pelos editores dos Clubes do Livro Noruegueses como parte de uma campanha para promover a leitura de clássicos contra os desafios da televisão, vídeo e jogos de computador.

Segundo o Clube, 10 escritores tiveram mais de um livro na lista: Dostoiévski apareceu com quatro, Kafka, Shakespeare e Tolstói com três e Faulkner, Flaubert, Garcia Márquez, Homero, Thomas Mann e Virginia Woolf com dois.

Dos 100 melhores livros, mais de dois terços deles foram escritos por europeus e quase metade é de autoria de mulheres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;