Setecidades Titulo
Candidatos de S.Bernardo evitarão carro
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
21/09/2008 | 07:24
Compartilhar notícia


Os cinco candidatos à Prefeitura de São Bernardo, a exemplo dos outros 22 prefeituráveis do Grande ABC, vão aderir a campanha lançada no início deste mês pelo Diário para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, que será comemorado nesta segunda-feira em mais de 1.000 cidades ao redor do mundo. Com o lema Sabendo Usar Não Vai Parar, a iniciativa teve o objetivo de mobilizar instituições, poder público e ONGs a promover ações que conscientizassem a população sobre a maneira adequada de utilizar seus veículos.

O socialista Aldo Santos (Psol) acredita que a data serve para chamar a atenção das pessoas, mas a crise da mobilidade urbana necessita de políticas públicas consistentes. "Minha parte eu farei, deixando o carro em casa. Farei campanha a pé e orientarei os candidatos da legenda a fazer o mesmo. No entanto, isso só não basta. Seria necessário garantir transporte de massa eficiente e barato", afirma.

O governista Orlando Morando (PSDB) diz que alguns compromissos da campanha serão feitos de carro. "Mas vou forçar a agenda para que faça tudo a pé. Se for preciso, andarei de ônibus. Também vou instruir o pessoal da legenda a fazer o mesmo", diz.

O prefeiturável Evandro de Lima (PT do B) pretende fazer caminhadas nesta segunda-feira. "Vou para o comitê a pé, que fica a cerca de dois quilômetros de minha casa. Também solicitarei que os cabos eleitorais fiquem um período do dia sem carro."

O petista Luiz Marinho promete fazer campanha de ônibus ou táxi. "Não andarei de carro. Orientarei o pessoal da legenda a fazer o mesmo, mas não posso prometer nada."

Alex Manente (PPS) também afirma que vai aderir a campanha. "Vou andar a pé. O carro ficará na garagem."

Niterói - Niterói, no Rio de Janeiro, também terá passeio ciclístico neste domingo. A expectativa é mobilizar 20 mil pessoas a pedalarem 12 quilômetros.

O objetivo é conscientizar as pessoas a diminuírem o uso do automóvel e, assim, amenizar a poluição, desafogar o trânsito e melhorar a qualidade de vida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;