Economia Titulo
Milao expoe propostas para o ABC
Marcelo Mazuras
Da Redaçao
09/09/2000 | 16:55
Compartilhar notícia


  A Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC - em parceria com o Sebrae, Câmara de Comércio de Milao e Câmara Italo-Brasileira - vai promover nos próximos dias 19, 20 e 21 o seminário Interaçao Entre os Setores Público e Privado no Fomento à Pequena e Média Empresas. O objetivo é difundir no Estado de Sao Paulo o modelo adotado pela regiao italiana da Lombardia (cuja capital é Milao), na superaçao dos desafios da descentralizaçao industrial.

Na década de 1970, a Lombardia passou por um processo parecido com o vivido pela regiao nos últimos anos. "Com essa série de encontros bilaterais esperamos integrar setores produtivos como o plástico e o moveleiro, em açoes visando nao apenas o intercâmbio comercial, mas também a formaçao de joint-ventures, transferência de tecnologia e todo o know-how italiano nas áreas de gestao empresarial e fomento à pequena e média empresa", disse Edoardo Pollastri, presidente da Câmara Italo-Brasileira de Comércio e Indústria.

O papel das pequenas e micro empresas foi decisivo na recuperaçao econômica italiana. "Hoje, quase a metade das exportaçoes da Itália é realizada pelas pequenas e médias", afirmou José Carlos Paim, secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Uma comitiva de 15 empresários da Grande Milao estará presente ao evento, que prevê rodadas de negociaçoes. O seminário terá prosseguimento nos dias 21 e 23 de novembro, com uma comitiva de empresários da regiao que irá para Milao.

Para ilustrar o perfil da Lombardia, a Câmara Italo-Brasileira montará uma série de painéis temáticos, que darao uma idéia das potencialidades daquela regiao. Essa troca de informaçoes, na expectativa dos organizadores do seminário, permitirá o posterior intercâmbio bilateral entre associaçoes de categorias, sindicatos e instituiçoes públicas e privadas de ambas as regioes. "Será possível pensarmos, por exemplo, na criaçao de mecanismos de cooperaçao que ajudem o empresariado paulista a ingressar e competir com segurança no mercado europeu, onde as normas de segurança sao extremamente rígidas e complexas", disse Pollastri.

Outro tema que terá muito destaque nos debates é o sistema italiano de distritos industriais e consórcios de exportaçao, ambientes nos quais as pequenas e médias prosperaram. A Agência de Promoçao à Exportaçao (Apex) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, elaborou seu projeto de consórcios de exportaçao com base na bem-sucedida experiência italiana.

Entre os palestrantes estao o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Oswaldo Dias, o secretário de Atividades Produtivas da Lombardia, Massimo Zanello, e o diretor superintendente do Sebrae, Fernando Leça. No dia 19, serao apresentados dois módulos: Instrumentos para a Internacionalizaçao de Pequena e Médias Empresas e O Apoio Financeiro a Pequenas e Médias. No dia 20 serao debatidos os temas Apoio Público e Privado no Aumento da Capacidade Exportadora e a Importância da Legislaçao e do Cooperativismo.

No último dia, 21, serao traçados paralelos entre a indústria moveleira e plásticos das regioes da Lombardia e Grande ABC. As inscriçoes para o evento devem ser realizadas pelo telefone 259-7238.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;