Cultura & Lazer Titulo
Jorge Amado é homenageado em Helsinque
Do Diário OnLine
24/09/2001 | 15:00
Compartilhar notícia


Uma palestra para homenagear o escritor Jorge Amado, morto em 6 de agosto, será realizada nesta terça-feira, no Instituto Ibero-americano da Universidade de Helsinque, na Finlândia.

A palestra organizada pelo embaixador do Brasil em Helsinque (Finlândia), Luiz Henrique Pereira da Fonseca, contará com a presença de Angela Bartenz, especialista dos crioulos de matriz portuguesa, Francisco Espada, professor do Instituto Camões na Universidade de Helsinque, Auli Leskinen, pesquisadora de literatura latino-americana no Instituto Ibero-americano, e Erkki Reenpaa, editor e tradutor da obra de Jorge Amado na língua finlandesa.

Fonseca deve falar sobre a vida e obra do escritor e dos momentos que a sua família passou com a família de Jorge Amado.

Para os membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que moram na Finlândia, a homenagem a Jorge Amado é "o último adeus" ao maior escritor da língua portuguesa num dos países nórdicos profundamente marcado pela cultura brasileira.

O escritor morreu em Salvador depois de uma parada cardiorrespiratória. Ele era membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) e faria 89 anos no dia 10 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;