Esportes Titulo
América do Sul terá apenas quatro vagas para a Copa 2006
Do Diário OnLine
Com AFP
17/12/2002 | 14:21
Compartilhar notícia


A América do Sul não vai mais ter cinco representantes para disputar a Copa do Mundo. Segundo determinação do Comitê Executivo da Fifa, anunciada nesta terça-feira, em Madri, a Oceania terá uma vaga direta e, com isso, o campeão deste continente não precisará mais disputar a repescagem com o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas.

A Oceania havia feito um pedido à Fifa para mudar a fórmula de classificação para o Mundial por se sentir prejudicada. O continente terá pela primeira vez um país classificado automaticamente para a fase final, enquanto que a Concacaf (América do Norte, Central e Caribe) ganha meia vaga, passando a 3,5 (um país em repescagem além dos três classificados), devido a uma boa atuação de seus representantes no Mundial-2002.

A Confederação Asiática foi a grande beneficiada pelas negociações, que duraram quase quatro horas. Este continente conta agora com 4,5 vagas (um país em repescagem, além de quatro classificados) para o Mundial-2006.

A Ásia ganhou uma vaga em relação a 1998, mas tem agora o mesmo número que possuía em 2002, onde teve duas vagas garantidas para os países organizadores (Coréia do Sul e Japão).

As grandes confederações, como as da Europa e da América do Sul, abriram mão de vagas suplementares para favorecer os países emergentes. Na nova divisão, a Europa dispõe de 13 vagas (perde meia), mas ainda poderá ganhar mais uma, já que a Alemanha será o país organizador.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) perde meia vaga e passa a ter quatro. A África continua com cinco.

Com a nova distribuição, só haverá uma eliminatória de repescagem, entre o quarto colocado da Concacaf e o quinto da Ásia.

Pela primeira vez na história o atual campeão mundial (Brasil) terá que disputar as eliminatórias para garantir a classificação.

Confira a distribuição das vagas:

Europa: 13 mais 1 (Alemanha, país organizador)
África: 5
Concacaf: 3,5
Oceania: 1
Ásia: 4,5
Conmebol: 4




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;