Setecidades Titulo
Com registro gratuito, casamento em cartório cresceu 20% em Mauá
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
20/03/2004 | 18:56
Compartilhar notícia


Desde que o novo Código Civil entrou em vigor, em janeiro de 2003, o cartório de Mauá registrou aumento de 20% no volume de casamentos. Isso porque o Código dá as pessoas de baixa renda o direito de não pagar a taxa de R$ 207. Em um único dia, o cartório chegou a realizar 113 casamentos gratuitos. Por causa do aumento das uniões, a oficial registradora Gilce Galindo de Lima decidiu, por conta própria, dar um clima romântico ao cartório: contratou uma violinista para tocar durante as cerimônias.

"Ajuda a dar o clima, que é comum no casamento religioso", afirmou Gilce. Como a maioria só se casa no civil, a troca de alianças também acontece no cartório. A oficial lembrou que o primeiro casamento que contou com fundo musical foi de um japonês que estava de mudança para o Japão, em agosto do ano passado.

"Para conseguir o visto, ele deve ter entregado a filmagem, porque fomos questionados pelo órgão. Como a presença do violino é novidade, a princípio acharam se tratar de uma simulação."

A apresentação da violista garantiu até mesmo um crescimento do comércio paralelo dos casamentos civis. Hoje, as uniões são gravadas em fita cassete e podem ser levadas como recordação, por R$ 10. Entre as empresas que fazem a filmagem, o aumento de contratos chegou a 30%.

"Eu não sabia que teria a violinista. Foi uma surpresa e achei lindo porque tira a tensão e faz cair a ficha de que estamos mesmo casando", disse Priscila de Oliveira Lopes, que no último dia 13 uniu-se a Maurício Damião Lopes. O casal Charles Vasconcelos Rodrigues e Jocilaine Leite Rodrigues também aprovou a iniciativa do cartório de Mauá. "A gente entra 100% no clima", garantiu Jocilaine.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;