Cultura & Lazer Titulo
Nelson Ayres faz apresentação em Santo André
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
29/04/2005 | 11:50
Compartilhar notícia


Substituições de última hora não tiram o caráter de variedade musical das atrações de sexta-feira da segunda edição da Mostra de Música Instrumental Brasileira de Santo André. O trio do pianista Nelson Ayres virou quarteto e o guitarrista titular da Brazza Jazz não compareceu. O Brazza fará apresentação ao ar livre, na rua Elisa Fláquer, a partir das 12h; Ayres e companhia sobem ao palco do Teatro Municipal, às 21h. Completo está o quarteto feminino As Choronas, que se apresenta às 19h no saguão do Teatro. Todas as atrações têm entrada franca. Para a apresentação de Nelson Ayres, os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

O Nelson Ayres Trio estará incompleto, mas nem por isso desfalcado. O baterista norte-americano Bob Wyatt precisou viajar aos Estados Unidos para resolver problemas na família. Em vez do pianista Ayres chamar outro baterista para se apresentar com ele e o contrabaixista Rogério Botter Maio, mantendo a formação original, optou por “partir para outra coisa”. Convidou simplesmente o flautista Toninho Carrasqueira e o violonista Paulo Belinatti, dois importantes instrumentistas brasileiros.

Esta formação promete algumas surpresas. Não será apenas um quarteto, mas estão combinados duos e trios entre eles durante a apresentação. “Vamos tentar fazer uma coisa variada e alternada”, diz Ayres, que já foi professor da Fundarte (Fundação das Artes), de São Caetano, e ainda considera o Grande ABC “o maior celeiro de músicos instrumentistas no Estado, fora a cidade de São Paulo”.

A apresentação de sexta-feira deve servir para o maestro, arranjador e compositor lançar o CD Mantiqueira, remasterização do LP gravado em 1981, o primeiro de Nelson Ayres e chamado de clássico da música instrumental brasileira daquele período. Este disco foi o embrião do Quinteto Pau Brasil, conjunto que trocou o jazz-rock dominante da cena instrumental por um tempero mais brasileiro. Estava fora do ar há algum tempo, mas deve voltar no segundo semestre. “Estamos ensaiando para voltar com tudo. Nossos encontros serviam para nos divertir. Ano passado, no concerto com a Orquestra Jazz Sinfônica, estava muito gostoso fazer. Então, por que não voltar? O momento está propício, há uma renovação de interesse na música instrumental e até uma certa pressão para voltarmos, no ótimo sentido”.

Dois dos atuais integrantes do Pau Brasil, Ayres e Belinatti, estarão em cena nesta sexta-feira no Municipal – os demais, Rodolfo Stroeter, Teco Cardoso e Ricardo Mosca resumem as diferentes formações que passaram pelo conjunto nos anos 80 e 90.

Choronas – Antes de Ayres e companhia, é a vez das instrumentistas do quarteto As Choronas, às 19h. Roseli Câmara (percussão), Ana Cláudia César (cavaquinho), Gabriela Machado (flauta transversal) e Paola Pichersky (violão de sete cordas) completam uma década este ano de dedicação ao choro. Tirando Roseli, as demais estudaram na Fundação das Artes em São Caetano, onde Paola é professora. Elas mostrarão no show de sexta-feira repertório de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Chico Buarque e Paulinho da Viola, entre outros chorões, que estão no CD Choronas Convida, o segundo da carreira e base da apresentação.

Bem mais cedo, às 12h, se apresenta o Brazza Jazz. O quarteto formado há cinco anos por alunos de música da Faculdade de Artes Alcantara Machado, de São Paulo, não contará nesta sexta-feira com Wellington Santana, guitarrista, que não poderá vir. Em seu lugar entra Sérgio Leão, de São Bernardo, para atuar ao lado do andreense Eduardo Guarinon, baterista, Igor Pimenta, contrabaixista – único paulistano do grupo – e Pablo Lopez, guitarrista de São Bernardo. Composições próprias, música cubana e funk ganham contornos jazzísticos. Como convidado vem o saxofonista venezuelano Carlos Cárdenas, que fará três temas.

Workshop – Ainda nesta sexta-feira, às 17h, Nelson Ayres dará o workshop Administração da Carreira do Músico.  Até o fechamento desta edição ainda havia vagas (120 ao todo) e a inscrição é gratuita (tels.: 4433-0632 e 4433-0609).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;