Esportes Titulo
Schumacher deixa modéstia de lado: 'sou quase perfeito'
Flavio Gomes
De Mônaco, para o Diário
19/05/2004 | 23:22
Compartilhar notícia


  Com cinco vitórias em cinco corridas, quatro poles e quatro melhores voltas na temporada, Michael Schumacher está perto da perfeição. A avaliação é dele mesmo. Em entrevista ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport, o alemão deixou a modéstia de lado e falou que, embora sempre haja alguma coisa para melhorar, chegou muito próximo do que se pode considerar “perfeito” na Fórmula 1.

“A perfeição absoluta não existe”, disse o hexacampeão mundial da Ferrari. “Gostaria de chegar lá e estou perto, é verdade. Hoje corro contra eu mesmo.” Assim, Schumacher descartou de vez seus adversários. Começou o ano achando que teria um rival à altura em Rubens Barrichello, depois transferiu a responsabilidade de batê-lo para Jenson Button, da BAR, e agora não vê mais ninguém que possa ameaçá-lo.

E ninguém pode acusá-lo de prepotência. A verdade é que os outros 19 pilotos não arranham seu favoritismo e já se especula se ele será capaz de vencer todas as provas do Mundial. Algo em que nem Jean Todt, seu chefe e maior fã, acredita. “Uma hora a Ferrari vai falhar”, diz o francês.

Para Barrichello, a seqüência de vitórias pode fazer com que Schumacher se sinta pressionado. “Uma hora minha vitória vem”, falou o brasileiro nesta quarta em Mônaco, na véspera da abertura dos treinos para a sexta etapa do campeonato.

Schumacher já venceu no Principado cinco vezes. Tenta, domingo, igualar o recorde de Ayrton Senna. E foi em Mônaco que ele cometeu um de seus dois maiores erros na carreira, como contou à Gazzetta. “Bati na primeira volta, em 1996. Chovia. Foi uma grande besteira. Era minha primeira corrida com a Ferrari em Monte Carlo.” O segundo grande equívoco foi o de Jerez em 1997. Ele jogou o carro sobre Jacques Villeneuve, da BAR, na decisão do título. “Algo que jamais repetirei.”

Os treinos para o GP monegasco começam nesta quinta às 6h de Brasília. Sexta é dia de folga e o grid sai no sábado. A corrida de domingo, em 78 voltas, começa às 9h.

A quarta foi de sol e temperaturas agradáveis, na casa dos 22 graus. Não está descartada, porém, a possibilidade de chuva para o dia da prova.

Boxes – Foram precisos mais de 50 anos para que, finalmente, Mônaco ganhasse boxes de verdade. Uma grande obra iniciada há oito meses resultou no novo pit lane que, a partir deste ano, permitirá que as equipes trabalhem perto da pista durante todo o final de semana.

Até o ano passado, os carros, nos intervalos dos treinos, tinham de ser levados para o paddock montado ao lado do porto, já que não cabiam nos boxes. Os das equipes menores iam para mais longe ainda, um estacionamento sob a montanha.

Boxes, aliás, é modo de falar. O pit lane tinha alguns contêiners onde ficavam ferramentas e alguns equipamentos. As máquinas permaneciam do lado de fora.

Para esta temporada, o governo monegasco ampliou a área ao longo da avenida Princesa Grace, a reta dos boxes, e construiu um pit lane de verdade. Os boxes são pré-montados, mas amplos o bastante para que todo o equipamento dos times, com os carros, fique alojado em segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;