Cultura & Lazer Titulo
Elton John pede que homofobia seja combatida
Das Agências
22/03/2007 | 16:59
Compartilhar notícia


O cantor britânico Elton John, que comemora 60 anos no próximo domingo, pediu que abusos homofóbicos sejam combatidos pela sociedade. Segundo a agência Ansa, esse combate deve ocorrer onde quer que os “abusadores” estejam, "seja no pub local, seja a milhares de quilômetros de distância".

Em um artigo que escreveu para a revista política New Statesman, John afirmou que milhares são perseguidos no mundo "por quem amamos e com quem fazemos amor". "Todos deveríamos defender em alto e bom som os direitos humanos básicos das pessoas", completou.

John, que em 2005 se casou com seu namorado, o produtor canadense David Furnish, declarou que esse vínculo civil "foi um direito humano e legal". "Queria que todos soubessem, queria gritar para o mundo todo ouvir. Mas em alguns países, minha voz foi calada, inclusive proibida. Homens e mulheres são perseguidos e atacados todos os dias em diferentes partes do mundo", disse o cantor pop.

Elton John citou como exemplo o ativista dos direitos homossexuais de El Salvador, William Hernández, que foi ameaçado com uma pistola e teve a sua organização invadida por defender os grupos de gays e lésbicas. "Pessoas como William são mais valentes que eu. Minha voz me serviu muito bem durante todos esses anos. Espero poder ajudá-lo também. Mas precisamos de mais vozes nessa luta", esclareceu.

O cantor e compositor escreveu na coluna "It Could Have Been Me" ("Poderia ter acontecido comigo") da New Statesman, publicada com o apoio do grupo dos direitos humanos Anistia Internacional.

Em novembro passado, John criticou duramente o primeiro-ministro australiano John Howard pela anulação do governo federal de uma lei que permitiria a união oficial entre casais homossexuais.

Em uma entrevista ao jornal The Observer, o cantor inglês pediu que todas as religiões fossem proibidas de incitar o "ódio contra os homossexuais".

A estrela pop planeja tocar nesse domingo em um show especial no Madison Square Garden, em Nova York, nos Estados Unidos, para comemorar seu aniversário de 60 anos. No dia seguinte, um catálogo musical com todas as suas músicas começará a ser vendido pela primeira vez na Internet pelo iTunes.

Elton John vendeu mais de 200 milhões de discos em todo o mundo desde que começou a sua carreira musical no início da década de 70, com sucessos como "Rocket Man", “Candle in the Wind" e "Saturday Night's Alright for Fighting", entre muito outros.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;