Setecidades Titulo
Hospital Estadual de Diadema ganha certificado da ONA
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
14/07/2003 | 21:37
Compartilhar notícia


O Hospital Estadual de Diadema, no bairro Serraria e sob direção da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), obteve o certificado de qualidade da ONA (Organização Nacional de Acreditação), entidade vinculada ao Ministério de Saúde. O certificado avalia a eficiência do hospital inteiro, e não apenas um de seus aspectos, e é considerado um dos mais difíceis da área da saúde. Em todo o país, somente 15 hospitais possuem a certificação, sendo o Serraria o primeiro no Grande ABC. “Todos os setores têm de estar de acordo com o padrão de qualidade exigido”, disse o superintendente do hospital, o médico Nacime Salomão Mansur.

Mansur credita a conquista do certificado ao trabalho de toda equipe e ao modelo de administração do hospital, que é o de Organizações Sociais de Saúde, no qual o Estado constrói o hospital e entrega a administração a uma universidade (neste caso, a Unifesp) ou a uma entidade filantrópica. “Este certificado mostra o trabalho sério da equipe da Unifesp e do governo do Estado. Neste modelo, há liberdade administrativa, mas com um controle muito grande do Estado”, disse. No modelo tradicional, de acordo com o médico, adotado pela maioria dos hospitais públicos, o Estado constrói e administra diretamente o hospital.

Segundo o diretor, desde sua abertura, há dois anos e meio, trabalha-se para a obtenção do padrão de qualidade da ONA. Durante o processo de certificação, o hospital passou por vistorias técnicas diárias em todas as suas áreas: administração, arquivo, segurança, limpeza, cozinha, lavanderia e higiene hospitalar entre outras. No atendimento, médicos e funcionários têm de seguir protocolos e normas da saúde, é verificado a estrutura existente, a adequação do funcionários entre outros itens. O hospital como um todo tem de estar de acordo com os critérios, para que seja dado o ONA.

O Serraria é um hospital de referência – não tem porta de entrada para emergências –, equipado para atender casos complexos. De janeiro a junho deste ano, o hospital fez 53,9 mil consultas em 42 diferentes especialidades – das tradicionais às de alta complexidade, como neurocirurgia, cardiologia pediátrica e geriátrica e cirurgia torácica. Neste período, 5,5 mil internações foram realizadas. Para atender à demanda, o hospital conta 1.019 funcionários, dos quais, 243 médicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;