Política Titulo
Urna começa a chegar
Miriam Gimenes e Flávia Braz
Especial para o Diário
09/09/2006 | 21:36
Compartilhar notícia


A menos de um mês das eleições, os 26 cartórios eleitorais da região já começaram a receber as 4.286 urnas eletrônicas a serem usadas em 1º de outubro. Os funcionários eleitorais terão agora de preparar os aparelhos – usados desde a eleição de 1996 – até para o pleito. Por enquanto, apenas a recarga das baterias e a limpeza das urnas estão sendo feitas em cada zona eleitoral.

Segundo a chefe do cartório 156º de Santo André, Silvana Liberal, pelo menos neste local já foram recebidas as 56 urnas correspondentes. “Nós já estamos carregando as baterias dos equipamentos”, explica. De acordo com Silvana, os programas a serem implantados nos aparelhos começarão a chegar do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) a partir do dia 17. “Aí serão colocados os dados (a relação com fotos e números de todos os candidatos) nas urnas”, acrescenta.

A chefe do cartório disse ainda que apenas uma semana antes das eleições as urnas serão lacradas. “Faremos todos os preparativos antes dos fiscais passarem para vistoriar os aparelhos.” Silvana revela que apenas no dia 30 os equipamentos serão levados aos locais de votação, onde serão vistoriados pelos fiscais do TRE. Policiais serão escalados para proteger os aparelhos até o dia da eleição. “Somente no dia 1º é que as urnas serão ligadas e estarão aptas para votação”, acrescenta.

Vantagens – A vantagem da urna eletrônica – que só foi utilizada em 100% do território nacional nas eleições de 2000 – é dificuldade em ocorre adulterações nos resultado final. Por ser um aparelho informatizado, no dia da eleição, antes de começar a votação, é retirado um documento chamado ‘Zerésima’, pelo presidente da Mesa, que comprova não existir voto já registrado na urna. Além disso, não é possível um eleitor votar mais de uma vez, já que o número fica registrado na memória do aparelho.

Outra vantagem do equipamento é de que o eleitor analfabeto tem mais facilidade de reconhecer os números. Também a inscrição em braile em cada uma das teclas facilita o voto de deficientes visuais. No caso de falta de energia, cada aparelho tem uma bateria para duração de 12 horas.

Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), nas eleições municipais de 2004 não foi constatado nenhum caso de fraude, assim como falha de urna que houvesse necessidade do uso de cédulas para votação. Cada cartório recebe 8,5% a mais do número total de urnas para substituição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;