Cultura & Lazer Titulo
Morre escritor costarriquenho Joaquín Gutiérrez
Do Diário do Grande ABC
16/10/2000 | 14:03
Compartilhar notícia


O escritor Joaquín Gutiérrez Mangel, 82, considerado um dos pilares das letras da Costa Rica, morreu na madrugada desta segunda-feira em um hospital de San José, onde tinha sido internado por problemas respiratórios, informaram seus parentes.

``Creio que estamos ante uma pessoa que ao longo de sua vida teve um comportamento verdadeiramente exemplar. Um cidadao responsável por seus deveres para com seu país, um escritor de altíssima qualidade e um ser humano extraordinário como amigo', disse Sebastián Vaquerano, ex-diretor da Editorial Universitaria Centroamericana (Educa).

Gutiérrez, de militância comunista, reconhecido como um dos costarriquenhos destacados do século XX e como um dos melhores tradutores para o espanhol das obras de William Shakespeare, foi autor de livros como Puerto Limón (1950), Murámonos Federico (1973), Te acordás hermano (1978), La hoja del aire (1973), Chinto Pinto (1982) e Los azules días (1999).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;