Setecidades Titulo
Seqüestro de adolescente pode estar perto de um desfecho
Do Diário OnLine
17/10/2008 | 08:05
Compartilhar notícia


O seqüestro da estudante Eloá Cristina da Silva, 15 anos, pode estar perto do fim. O advogado Eduardo Lopes, que defende Lindemberg Fernandes Alves, afirmou na tarde desta sexta-feira que o rapaz recebeu garantias de que sua integridade física será mantida e que, diante disso, pode se entregar em breve.

"Estamos bem próximos de um desfecho pacífico de toda essa situação", afirmou Lopes.

A garantia de integridade física a Lindemberg foi dada pelo promotor de Justiça Augusto Rossini, que chegou na tarde desta sexta-feira ao conjunto habitacional onde o rapaz mantém Eloá refém, no Jardim Santo André. Rossini foi designado pela Procuradoria Geral do Estado para negociar a rendição do rapaz. "O Ministério Público está aqui para apoiar a polícia e garantir que todos voltem para casa", declarou.

O drama da garota Eloá entrou hoje no quarto dia. Desde segunda-feira ela era mantida em cárcere privado por Lindemberg, com quem namorou por quase três anos. O rapaz teria decidido render a adolescente por não se conformar com o fim do relacionamento.

A estudante Naiara Vieira, 15 anos, amiga de Eloá, também está no apartamento. As duas estavam juntas na tarde em que Lindemberg invadiu o imóvel, mas ela chegou a ser libertada um dia depois. Ontem, no entanto, a garota retornou ao local na tentativa de ajudar a polícia nas negociações e, desde então, não foi mais liberada.

Este é o mais longo caso de cárcere privado registrado no Estado de São Paulo.

Naiara - Especialistas criticaram a volta da adolescente Naiara ao apartamento. Extra-oficialmente, a polícia diz que ela não está na situação de refém e pode deixar o local quando quiser, mas isso não aconteceu até o momento.

Para o coronel da reserva José Vicente da Silva, diretor do Instituto Pró-Polícia e ex-secretário Nacional de Segurança Pública, "foi um erro grosseiríssimo" dos policiais que conduzem a negociação. "Colocar mais um inocente em risco é a última coisa que poderia ser feita", disse.

Ariel de Castro Alves, conselheiro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), também classificou o fato como "inaceitável e ilegal" e disse que vai contra o que dispõe o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

"Colocar uma pessoa em situação de risco é inaceitável, principalmente partindo de agentes do próprio Estado", disse. "É uma situação que agora foge do controle de qualquer autoridade, já que ninguém mais consegue garantir a integridade e a vida dessa adolescente. Todos os especialistas em operações policiais criticam esse tipo de operação", acrescentou.

Na noite de quinta-feira, Ariel de Castro esteve no local do seqüestro acompanhado de dois conselheiros tutelares de Santo André, que vão apurar de quem foi a responsabilidade pela volta de Naiara ao apartamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;