Economia Titulo
Uruguai e Brasil fecham acordo automotivo
Da AFP
24/07/2007 | 15:26
Compartilhar notícia


Uruguai e Brasil fecharam um acordo automotivo voltado para equilibrar o comércio do setor entre os dois países. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo vice-ministro da Indústria e Energia uruguaio, Martín Ponce de León.

"Estamos praticamente com o acordo concluído", informou Ponce de León à imprensa, paralelamente a um seminário sobre o incentivo à integração produtiva no Mercosul.

De acordo com o ministro, os benefícios para o Uruguai do acordo alcançado "consistem em aumentar as possibilidades de ingressos sem maiores encargos ao mercado brasileiro". Isto permitirá buscar novos investimentos e o desenvolvimento do comércio "que compensem e equilibrem a balança" no setor automotivo com o Brasil.

Segundo ele, em 2006 "o Uruguai comprou US$ 180 milhões da indústria automotiva do Brasil que, por sua vez, comprou de nós US$ 12 milhões”. “Isso não é sustentável", completou.

O acordo diz respeito a "um aumento dos volumes que poderiam entrar sem tarifas no Brasil”. "Digo poderiam, porque a certa quantidade que temos hoje não é bastante para gerar investimentos, o que torna então um comércio assimétrico", disse.

O vice-ministro citou um exemplo, no que diz respeito a caminhões, que passaram de 800 a 2 mil por ano. Ele explicou que a cota de 800 era tão pequena que o setor privado não se preocupava em investir.

O acordo também prevê cotas de ingresso no Brasil de 2 mil blindados uruguaios por ano.

O acordo vai vigorar até 1º de julho de 2008, quando se espera que os países do Mercosul terminem de negociar uma política automotiva comum - um processo que começou em julho de 2007.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;