Setecidades Titulo
Enem será realizado neste domingo a partir das 13h
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
24/08/2002 | 18:28
Compartilhar notícia


A quinta edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo, a partir das 13h, em 600 municípios brasileiros, com um número recorde de inscritos – 1,8 milhão de estudantes contra 1.624.131 no ano passado. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), desse total, 45.304 realizarão a prova em municípios do Grande ABC, com exceção de Rio Grande.

A distribuição de alunos é a seguinte: 14.386 (Santo André), 12.557 (São Bernardo), 5.305 (São Caetano), 5.896 (Diadema), 5.044 (Mauá) e 2.116 (Ribeirão Pires). Todos deverão comparecer aos locais de prova uma hora antes do exame com o cartão de confirmação de inscrição, registro de identidade e a folha de respostas do questionário socioeconômico preenchido.

Para responder às questões, são necessários lápis preto 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia. A folha de respostas só será liberada a partir das 17h. Os alunos responderão a 63 questões, que serão divididas em temas sobre domínio de linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações–problema, construção de argumentação e elaboração de propostas de intervenção na realidade. Os resultados poderão ser consultados a partir das 18h no site do Inep (www.inep.gov.br).

Leitura – Segundo a diretora de avaliação para certificação de competência do Inep, Maria Inês Fini, os estudantes devem manter a tranquilidade. “Nossa dica é que leiam edições recentes de jornais e revistas e ouçam rádio, além de consultarem seus professores. É ideal que deixem a boemia para outro final de semana e levem lanche leve para os locais das provas”, disse.

Ela avalia que, de uma forma geral, o desempenho dos alunos ainda está abaixo do esperado. “As mudanças são mais lentas e, às vezes, demora décadas. O que percebemos é que há uma dificuldade de se dominar a linguagem e conceitos estruturais. Há indicadores, entretanto, de que a rede pública está se mobilizando para reverter essa situação”.

O desempenho no Enem é aceito em vestibulares de 338 instituições de ensino superior, cerca de 120 a mais do que em 2001. Na região, constam na lista de adesão os Centros Universitários de Santo André, de São Caetano do Sul e da Fundação Santo André, a Fefisa (Faculdades Integradas), a Faenac (Faculdade Editora Nacional) de São Caetano e as Universidades do Grande ABC e Metodista de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;