Economia Titulo
Lucro líquido da Repsol YPF chega a 1.706 milhões de euros
Do Diário OnLine
26/07/2007 | 16:33
Compartilhar notícia


A Repsol YPF obteve no primeiro semestre de 2007 lucro líquido de 1.706 milhões de euros, 4,3% a menos que o alcançado no mesmo período do ano passado. De acordo com a empresa, a redução é conseqüência da diminuição dos preços internacionais de petróleo e da depreciação do dólar frente ao euro.

Em nota, a Repsol afirma que o efeito contável do câmbio sobre as contas da empresa resultou em mais de 100 milhões de euros no lucro líquido da companhia, que, por se tratar de uma petroleira européia, realiza seus ingressos em dólares e reporta seus lucros em euros. 

O resultado das operações também foi afetado pela redução do preço do petróleo e a variação no câmbio euro/dólar. Com isso, as operações ficaram em 2.847 milhões de euros, frente aos 3.294 milhões de euros no primeiro semestre de 2006.

Por áreas de atividade, as melhores margens de refino, 24,5% superiores ao primeiro semestre de 2006, compensaram a debilidade do dólar, resultando em um aumento de 4,5% de refino e marketing. 

Também foram destaque o aumento dos resultados da área química e de gás e eletricidade, que subiram 38,2% e 8,9%, respectivamente, enquanto na área de exploração e produção o resultado operativo caiu 33,5%, afetado pela descida dos preços de petróleo e pelo incremento generalizado dos custos da indústria.

Já os investimentos realizados no primeiro semestre de  2007 subiram 2.379 milhões de euros, e se destinaram, fundamentalmente, às áreas de exploração e produção (1.482 milhões de euros) e de refino e marketing (386 milhões de euros).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;