Esportes Titulo
Brasil perde a Liga Mundial de Vôlei para a Rússia
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
18/08/2002 | 20:32
Compartilhar notícia


Um Mineirinho lotado. A melhor campanha da competição. Tudo parecia conspirar para o tricampeonato da Seleção Brasileira de vôlei, neste domingo, em Belo Horizonte. Mas a equipe do técnico Bernadinho parou na muralha russa que em pouco mais de duas horas implodiu o Brasil por 3 sets a 1 (25/21, 25/23, 22/25 e 25/17) e ganhou seu primeiro título da Liga. Na partida preliminar, a Iugoslávia derrotou a Itália por 3 sets a 1 (28/26, 29/27, 23/25 e 25/21), em 1h40min de jogo, e ficou com o terceiro lugar.

Depois de errar muitos saques e contra-ataques na semifinal contra a Iugoslávia, o Brasil voltou a apresentar os mesmos problemas na final. No primeiro set, a seleção tentou sair do bloqueio do rival, que marcou quatro pontos contra apenas um do Brasil. No set seguinte, o Brasil tentou equilibrar o jogo, mas o time estava apático em quadra. Com André Nascimento e Nalbert muito marcados e Maurício com problemas na distribuição de jogo, apenas Giba conseguia virar as bolas. Com isso, os russos venceram novamente em apenas 24 minutos.

O terceiro set foi o tudo ou nada para a seleção. Bernardinho mexeu quatro jogares do seu sexteto titular e a equipe reagiu para vencer e forçar um quarto set na qual o treinador voltou com o time titular, que ficou novamente preso no bloqueio russo e na dependência de Giba. O atacante foi bem até a metade do set, mas logo foi marcado. A Rússia abriu 15 a 10 e daí para frente apenas administrou a vantagem para ganhar a partida e o título.

Para o técnico Bernardinho, faltou altura e calma para seus jogadores virarem o placar ontem no Mineirinho. “Voltamos a render menos do que o nosso time apresenta e em uma final isso é impensável. Eles sacaram muito bem e nos dominaram no bloqueio. Temos essa desvantagem de altura e precisávamos compensar isso jogando um voleibol em um nível muito alto o que não foi possível”, disse o treinador, que venceu seis da nove competições que disputou.

Neste domingo, o presidente Fernando Henrique Cardoso elogiou a atuação da seleção de vôlei do Brasil em mensagem enviada à Belo Horizonte. “O vôlei brasileiro demonstrou, que está entre os melhores do mundo”, disse o presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;