Setecidades Titulo
Avenida Lions é chamariz de criminosos
Kléber Werneck
Da Redaçao
06/08/2000 | 20:30
Compartilhar notícia


Uma unidade móvel da Polícia Militar com quatro homens, quatro motocicletas e três câmeras de vigilância nao têm inibido a açao de criminosos na avenida Lions, em Sao Bernardo, trecho do Anel Viário que também atravessa os municípios de Diadema e Santo André. Segundo as ocorrências registradas no 2º e 5º DPs de Sao Bernardo, que atuam na extensao da avenida, os ataques aos motoristas se mantiveram.

De 5 de maio - quando ocorreu a morte da advogada Rosana Jaconetti, que desencadeou o aumento de vigilância na área - até a última sexta-feira, foram registrados 19 casos de motoristas abordados por ladroes na via. O número já se iguala aos primeiros quatro meses deste ano, quando a avenida nao havia recebido reforço policial. No mesmo período do ano passado - maio, junho e julho -, foram registrados oito.

A tenente-coronel Fátima Ramos Dutra, comandante interina do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Area Metropolitano), afirmou que desconhecia os dados registrados no DPs de Sao Bernardo relativos à avenida Lions. Ela considerou "preocupante" o número de ocorrências registradas e afirmou que irá rever a estratégia de policiamento na avenida. "Primeiro, vamos estudar a situaçao para agirmos corretamente, mas com certeza iremos intensificar o policiamento", afirmou.

O número mais expressivo é em relaçao ao roubo de automóveis. A Lions é quarta colocada no ranking das ruas de Sao Bernardo onde os ladroes de carros mais agem. O agravante é que trata-se de uma via expressa, na qual nao é permitido estacionar e os ataques acontecem quando os motoristas estao ao volante. Foi o caso do diretor comercial Rinaldo Sanches, 36 anos, baleado às 20h30 da semana passada quando parou seu Golf no semáforo do cruzamento das avenidas Lions e Senador Vergueiro - sentido Rudge Ramos-Santo André -, em Sao Bernardo. Sanches foi atingido por uma bala que se alojou na perna disparada por dois rapazes que tentaram roubar seu carro. Mesmo ferido, ele dirigiu até o Corpo de Bombeiros, já em Santo André.

Segundo a tenente-coronel, a Polícia Militar muitas vezes nao é avisada pelas vítimas, que seguem diretamente para as delegacias para registrar as ocorrências. Ela afirmou, porém, que os dados da Polícia Militar indicam que a situaçao se estabilizou no local, mas nao forneceu os números. "A populaçao tem de utilizar o serviço 190. Além disso, os policiais destacados para ficar na Lions precisam ser acionados pelas vítimas para que possam agir."

Conforme informou a tenente-coronel, trabalham ininterruptamente na avenida quatro policiais na unidade móvel e quatro homens que fazem a cobertura do Anel Viário em motocicletas; outro soldado é destacado para ficar no supedâneo do cruzamento com a avenida Senador Vergueiro das 8h às 20h. Ela elogiou alguns aspectos do esquema de cobertura que tem sido utilizado no local. Principalmente a presença da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas de Apoio com Moto). "Com as motocicletas conseguimos ganhar agilidade nos deslocamentos no trânsito", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;