Setecidades Titulo
Projetos sociais da região disputam prêmio
Christiano Carvalho
Do Diário do Grande ABC
23/06/2001 | 17:50
Compartilhar notícia


Combater a exclusão social é a principal preocupação de seis dos sete projetos de prefeituras da região que estão entre os 100 semifinalistas do sexto ciclo do Programa Gestão Pública e Cidadania, promovido no Brasil pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Fundação Ford, com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Ao atuar de forma e em áreas diferentes, essas iniciativas – três de São Bernardo e uma de Santo André, de Diadema e de Ribeirão Pires – pretendem proporcionar uma maior integração das comunidades consideradas excluídas da vida social das cidades.

Em São Bernardo, o programa Bairro Ecológico, implementado em áreas de mananciais, é uma estratégia que articula Prefeitura, Ministério Público e lideranças da comunidade para estabelecer intervenções socioambiental e urbanística, segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Sônia Lima.

Vários bairros, principalmente na área do Alvarenga, já contam com calçadas gramadas para aumentar a absorção de água, canteiros, árvores frutíferas e até hortas nos lotes. Outras ações são a limpeza das valas e de terrenos baldios. “Esse projeto serve para desenvolver noção de co-responsabilidade. As relações afetivas entre as pessoas se tornaram mais coesas do ponto de vista social”, disse Sonia.

Já o Programa Lixo e Cidadania, desenvolvido com várias parcerias, visa a erradicação do trabalho infantil por meio da coleta seletiva, que produz solução para gerar trabalho e renda, e de outras atividades complementares ao período escolar das crianças que trabalhavam no Lixão do Alvarenga. Também de São Bernardo, foi escolhido o Programa de Recuperação Urbana Ambiental, que já reurbanizou as favelas dos jardins Carminha e Detroit.

Em Santo André, a Política Municipal de Habitação, implementada desde 1997, impediu a criação de novas favelas. “Temos quatro linhas de atuação: a urbanização integral ou gradual, o controle de áreas de risco, a regularização fundiária e apoio à auto-construção”, explicou a secretária de Habitação e Inclusão Social, Miriam Belchior.

Diadema apostou na inclusão social das pessoas portadoras de transtorno mental, com o projeto Companhia Experimental Mu...Dança, um grupo de dança formado por pacientes do Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Integral). E em Ribeirão Pires, a Ação Integral de Enfrentamento da Pobreza abrange quatro subprojetos: Complementando a Renda Familiar, Fortalecendo o Grupo Familiar, Frentes de Trabalhos e Inclusão Social, e Incubadora de Cooperativas Populares. Ao todo, desde 1997 foram beneficiadas mais de 2 mil pessoas.

O sétimo projeto escolhido para a fase semifinal do Programa Gestão Pública e Cidadania é o da Ouvidoria da Cidade de Santo André, que começou a funcionar em fevereiro de 2000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;