Setecidades Titulo
Aleksandar fez história em São Caetano
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
20/05/2010 | 07:55
Compartilhar notícia


Quem se interessa pela história de São Caetano já deve ter ouvido falar do jornalista, ex-editor de Política do Diário e linguista Aleksandar Jovanovic, 59 anos.

Ele foi presidente da Fundação Pró-Memória de São Caetano entre 1997 e 2000 e ajudou a criar a revista Raízes. Atualmente, o profissional se divide entre as aulas de Linguística Aplicada na USP (Universidade de São Paulo) e as relações internacionais e interinstitucionais da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Filho de imigrantes vindos da antiga Iugoslávia veio para o Brasil ainda criança. Depois de morar em São Paulo se mudou para São Caetano, onde permanece até hoje.

É doutor em Semiótica e Linguística Geral pela USP, fala oito línguas e também atua como tradutor.

Jovanovic se recorda da experiência em presidir por três anos a Fundação Pró-Memória de São Caetano. "Atuava no conselho desde a criação do local em 1991. Recebi o convite, e foi um desafio. Fiz o possível para interagir os moradores com o município, além das cidades vizinhas", disse.

O objetivo do local é manter, divulgar e preservar o patrimônio cultural do município. "Infelizmente o País não tem essa cultura de preservar as lembranças. Além disso, é algo que depende da interação social e econômica das pessoas", explicou.

Segundo ele, São Caetano é uma das poucas cidades do País que possuem uma instituição como essa.

"É um local onde está concentrado depoimentos e documentos de toda a história da cidade", explicou Jovanovic.

REVISTA - Outra ferramenta criada para fortalecer a memória de São Caetano foi a revista Raízes, em 1991. "O intuito era oferecer um produto que mostrasse a cultura da cidade. Queríamos quer as pessoas resgatassem momentos de suas histórias e as compartilhassem com os demais. Além disso, relembrar fatos importantes que marcaram a história", completou.

Jovanovic passou ainda pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura da cidade em dois períodos, de 1983 a 1996 e 2001 a 2004. "Assim como todo trabalho, pude ter um grande aprendizado. Mas na vida temos que sempre estar renovando e no trabalho não é diferente."

Parceria entre universidades

Responsável pelas relações internacionais e interinstitucionais da USCS, Aleksandar Jovanovic não tem dúvidas de que a parceria entre universidades é muito importante para o aprendizado. "Um trabalho como esse visa o enriquecimento do aluno e do professor. Com um convênio com outra instituição o estudante pode passar um período em outra universidade. Sendo assim, a experiência acadêmica é muito maior", disse.

A USCS fechou convênio com duas universidades: a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Jovanovic acredita que a internacionalização também é possível. "Recentemente, a Universidade Americana de Beirute esteve aqui para conversarmos sobre possibilidades de parcerias."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;