Cultura & Lazer Titulo
Começa festa gastronômica em Sto.André
Mônica Santos
Da Redaçao
22/04/1999 | 18:13
Compartilhar notícia


A partir desta sexta, Santo André sedia seu 1º Festival Gastronômico. O evento, que faz parte do calendário de comemoraçoes dos 446 anos da cidade, é organizado pelo Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentaçao do Grande ABC), com apoio da Prefeitura, e será encerrado com um concurso de chefs, no dia 30, no Parque Duque de Caxias.  

Na opiniao de Wilson Bianchi, presidente do Sehal, o festival é uma maneira de atrair a atençao para a gastronomia da cidade. "Queremos que isso traga turistas da regiao e até mesmo de bairros paulistanos, próximos a nós", explica.  

Altair Moreira, secretário da Cultura de Santo André, avalia que o evento atinge uma das metas da Prefeitura, que é a de dividir com os empresários as comemoraçoes do aniversário da cidade. "Além disso, ele está dentro da nossa proposta de descentralizaçao das comemoraçoes, que começa com os shows realizados em vários bairros. Acho que a tendência é que isso se fortaleça ao longo dos anos".  

O público poderá usufruir do festival de diversas maneiras. A primeira delas é conferir a gastronomia da cidade, por meio de promoçoes em 37 restaurantes que aderiram à iniciativa do Sehal. Esses restaurantes estao identificados com um banner do festival e, no cardápio, elegem um prato com desconto especial.   

Assim, é possível provar um simples lanche de presunto, mozarela, tomate, alface e maionese, por R$ 2,20, no Roma Café (r. Padre Manoel de Paiva, 15, tel.: 449-4286) ou aventurar-se num pernil de cabrito, que custa R$ 25,80, na Tratoria Dei Fratelli Restaurante (r. Natal, 285, tel.: 4972-1699). O prato, que serve duas pessoas, vem acompanhado de uma garrafa de vinho.  

Há também massas, como a lasanha com salpicao de frango do Brisk's Restaurante (r. das Monçoes, 460, tel.: 444-5880); peixes, como a truta grelhada com alcaparras, acompanhada de arroz e fritas, do Poncho Verde (Shopping ABC, tel.: 7610-1297), ou a grande variedade de pizzas, preparadas pela pizzarias San Marco (r. das Bandeiras, 271, tel.: 4992-4036), Paraíso (r. Caminho do Pilar, 2178, tel.: 4990-2089) ou Vero Verde (r. das Bandeiras, 16, tel.: 4994-0300).  

Satisfeito o paladar, o público poderá aprender um pouco mais sobre a arte de cozinhar, graças aos cinco workshops gratuitos que serao realizados durante todo o festival. Para participar, nao é necessário inscriçao, exceto para o do dia 29, na Pizzaria Vero Verde. Neste caso, é preciso ligar para o telefone 4994-2866 e falar com Patrícia, para garantir a vaga.  

A última etapa do Festival Gastronômico será realizada no dia 30 de abril, a partir das 18h, na lanchonete do Parque Duque de Caxias. No local, serao instaladas duas cozinhas completas, onde quatro chefs irao participar de um concurso (eles serao escolhidos por meio de uma comissao que visitará todos os restaurantes do festival).   

O melhor prato será escolhido por jurados, entre eles o publicitário Guga de Oliveira (irmao do Boni, da Globo). Enquanto os concorrentes pilotam as cozinhas, o público poderá acompanhar o último workshop, com Sílvio Lancellotti. Para quem participa da competiçao, uma dica do gourmet, que também integra o júri: "O melhor chef é aquele que seleciona corretamente as matérias-primas e tem a certeza de que a gastronomia nao pode estar separada da nutriçao", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;