Cultura & Lazer Titulo Atração mistíca
Convenção de Bruxas e Magos chega a Paranapiacaba no final de semana

Evento é o maior da América Latina e movimenta o comércio local

Da Redação
21/05/2024 | 16:14
Compartilhar notícia
FOTO: Helber Aggio/PSA


A Vila de Paranapiacaba, conhecida pela história ferroviária e pela arquitetura tipicamente inglesa, será palco da 19ª edição da Convenção de Bruxas e Magos nos próximos dias 24, 25 e 26 de maio (sexta, sábado e domingo) com o tema “O empoderamento dos símbolos”. 

Serão três dias de muita magia e emoção que reunirão bruxas, magos, pagãos, entusiastas de ocultismo e turistas de todo o Brasil.

“A Convenção de Bruxas e Magos é o segundo evento que mais reúne turistas em Paranapiacaba, só perdendo para o Festival de Inverno. Em geral, mais de 30 mil pessoas participam, o que é muito importante para movimentar o comércio local”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

O evento já é considerado o maior da América Latina e terá uma programação bastante diversificada para todas as idades. Ao todo são 500 atividades e cerca de 450 profissionais envolvidos nesta edição. 

Este ano há um novo sistema de convite: o ByPass, cujo objetivo é dar prioridade nas atividades a quem aderir. Com o passaporte em mãos as pessoas terão atendimento gratuito e receberão um Talismã (Bússola do Tempo), elaborado através de egrégoras ou a força espiritual oriunda de uma soma de energias coletivas de pensamentos e sentimentos. No entanto, a distribuição do Talismã é limitada. A Associação Brasileira de Bruxaria está recebendo também um quilo de alimento não perecível que será doado a famílias em situação de vulnerabilidade.

Foram escolhidos 13 locais na parte baixa da Vila para as palestras, workshops, rituais, exposições, cultos e apresentações musicais e artísticas: Locobreque para as celebrações; Padaria; Estação de Trem; Kasazul; Galpão das Máquinas; Receptivo de Paranapiacaba; Centro de Visitantes; Casa do Oráculo; Coreto; Escola Lacerda; Shamballah; Biblioteca e Associação Brasileira de Bruxaria.

A programação completa está disponível no site www.convencaodebruxas.com.br. A abertura está marcada para sexta-feira (24), às 20h30, no Locobreque com  a procissão de velas para a harmonia e amor de todos do planeta, conduzida pela  organizadora e bruxa Tânia Gori. 

O primeiro evento das Bruxas ocorreu em 2003. Oficialmente passou a ser convenção em 2005 com a proposta de reunir  interessados em espiritualidade e magia, compartilhar experiências e desmistificar a bruxaria.

Transporte e hospedagem - Para chegar a Paranapiacaba de carro, basta seguir pela Rodovia Anchieta até o km 29, entrar na Estrada Velha de Santos (SP-148) até o km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá até o km 45,5. Dali, o motorista deverá seguir pela SP-122 até a parte alta da Vila. 

Se o visitante preferir o transporte público, duas linhas intermunicipais da Next Mobilidade atendem a região. A linha 040 sai do Terminal Santo André Leste, com tempo de trajeto de aproximadamente 1 hora e 25 minutos. A linha 424 sai da estação Rio Grande da Serra da linha 10-Turquesa CPTM e trajeto de 20 minutos.

Para quem quiser acompanhar todos os dias do evento, a Vila dispõe de pousadas e Bed and Breakfest, como Os Memorialistas, Milenar, Avalon, Cantinho do Sossego, Casa Roxa, Shamballah, Maranata e Tangará.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;