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Eurocopa é a principal fonte de renda da Uefa
Do Diário do Grande ABC
06/06/2000 | 13:28
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A Eurocopa das Naçoes de futebol, o evento desportivo mais acompanhado no mundo depois do Mundial e dos Jogos Olímpicos, constitui, junto com a Liga de Campeoes, a principal fonte de renda da Uefa.

A Uniao Européia de Futebol, dona dos direitos da Eurocopa-2000, obtém benefícios da venda de ingressos, dos direitos de transmissao das 31 partidas pelos canais de televisao e emissoras de rádio do mundo inteiro e de outros direitos comerciais (patrocínios, produtos derivados, etc).

No Velho Continente, a Uefa vendeu diretamente os direitos audiovisuais à Uniao Européia de Radiotelevisao (UER) por uma quantia estimada em cerca de US$ 90 milhoes.

A venda de ingressos foi confiada aos dois países organizadores, Bélgica e Holanda, que asseguram 98% de compradores para o milhao de ingressos disponíveis. O produto da venda irá para os cofres da Uefa, que deixará entre 40 e 50% para os organizadores.

A Uefa confiou a comercializaçao de direitos televisivos fora da Europa e o aspecto comercial da Eurocopa, a International Sport Leisure (ISL), uma empresa suíça de marketing fundada em 1982 pelo presidente da Adidas, Horst Dassler, que se ocupa da maior parte dos grandes eventos esportivos, como o Mundial de futebol, os Jogos Olímpicos ou os mundiais de tênis ATP.

A venda dos direitos de televisao na Asia, Estados Unidos e América Latina representam uns US$ 15 milhoes, segundo o responsável pela atividade futebolística na ISL, Philippe Margraff.

A audiência acumulada das partidas da Eurocopa-2000 deve rondar os 7 bilhoes de telespectadores no mundo inteiro.

Em nome da Uefa, a ISL conseguiu doze patrocinadores oficiais e dez fornecedores. Cada 'sponsor' abona um direito de ingresso de uns US$ 10 milhoes.

``Os patrocinadores utilizam o evento para promover seu produto e sua imagem, mas também asseguram sua promoçao pela força e qualidade de seu marketing', explica Margraff.

Sponsors e provedores se beneficiarao do privilégio de contar com painéis publicitários nos estádios e sob a mira das câmaras. Também dispoem de 14% dos ingressos da Eurocopa.

Uma filial da ISL com base em Amsterda, Copyright Promotion Group, se encarrega do 'merchandising' (comercializaçao de produtos e direitos derivados): venda das camisas oficiais das 16 seleçoes, mascotes e todos os produtos com o símbolo Eurocopa-2000.

``Todos os direitos que manejamos para a UEFA - Marketing, licenças, direitos derivados de televisao, como vídeos ou DVD - representam um total de 250 milhoes de francos suíços (cerca de US$ 150 milhoes)', assinala Margraff. Os benefícios sao repartidos entre a Uefa e ISL.




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