Esportes Titulo
Pan-Americano: Brasil tem chances no tênis de mesa
Do Diário do Grande ABC
23/07/1999 | 12:40
Compartilhar notícia


Sob a liderança absoluta dos Estados Unidos, líder histórico do tênis de mesa com 13 medalhas de ouro, o Brasil, com nove, buscará nestes Jogos Panamericanos de Winnipeg-99 conquistar a supremacia continental, com o apoio de sua extensa colônia japonesa.

Muitos olhos puxados acompanharao as partidas fixos nos aparelhos de televisao do Brasil, país em que a integraçao racial nos esportes levou os sanseis e nisseis à posiçao de craques insuperáveis do tênis de mesa nacional.

Sua maestria já foi comprovada nos Jogos Sul-americanos de Cuenca-98, nos Centro-americanos e do Caribe em Maracaibo (Venezuela) no mesmo ano. Agora, os brasileiros de traços orientais enfrentarao um desafio maior jogando contra a muralha canadense, seu primeiro obstáculo. Os norte-americanos também chegam a Winnipeg inspirados pela sabedoria oriental. Três de seus cinco atletas sao orientais: dois nascidos na China e um no Vietna.

O torneio de tênis de mesa por equipes durará seis dias e será disputado na Escola Técnica e de Capacitaçao Red River, a partir do próximo sábado. Na categoria masculina participarao equipes do Brasil, Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Guatemala, Jamaica, México e Porto Rico.

A categoria feminina será representada por equipes do Brasil, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Honduras, Guatemala, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela. Quarenta homens e quarenta mulheres reunidos em chaves de dez participarao da disputa individual. Dois em cada equipe passarao para a rodada seguinte. O tênis de mesa foi criado no final de 1800 quando tropas inglesas estacionadas na India usaram maços de cigarros como raquetes, rolhas de garrafa como bolinhas e livros como rede.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;