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Fabricantes apostam nos periféricos neste Natal
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
26/11/2001 | 18:36
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Fatores como a alta do dólar, desaceleração da economia norte-americana, racionamento de energia no Brasil e o alto investimento necessário para a compra de um PC indicam que neste Natal os periféricos, mais baratos e acessíveis ao bolso do consumidor, serão a bola da vez nas lojas de informática.

Segundo o Dataquest, unidade do Gartner Group, 826,8 mil PCs foram vendidos no Brasil no terceiro trimestre deste ano, o que significa aumento de 5% em relação às vendas do mesmo período do ano passado. Mas isso não representa o fôlego que a indústria necessita para expandir suas bases. Na América Latina foram vendidos 1,8 milhão de computadores no trimestre, o que representa uma queda de 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse foi o primeiro resultado negativo de vendas de micros no continente desde o quarto trimestre de 1997.

Uma outra pesquisa, realizada pelo IDC, indica que o faturamento da indústria mundial de hardware declinará 9% este ano e 1% em 2002. Os motivos, que provocaram a pior crise da indústria, foram o impacto dos ataques terroristas de 11 de setembro nos Estados Unidos, o crescimento lento da economia global e a falta de entrosamento entre fornecimento e demanda na área de telecomunicações.

Por conta desse cenário, ainda que no Brasil tenha sido registrado um pequeno crescimento, os fabricantes preferem apostar nos periféricos para este Natal.

Equipamentos como CD-RW, DVD-ROM e câmeras digitais, que antes tinham preços salgados, ficaram mais baratos e acessíveis ao consumidor doméstico, que agora pensa em incrementar seu micro, já que a troca por um mais sofisticado é difícil no momento.

Para o final de ano, a Leadership traz ao mercado o mouse cristal que não possui botões. Os cliques são feitos por meio de um dispositivo que fica na parte inferior do mouse. O valor sugerido do produto é R$ 139. Outro lançamento é o Joypad Silver, sem fio, com funcionamento por rádio freqüência, a distâncias de até 3 metros, o que traz mais agilidade e emoção aos jogos. O periférico pode ser encontrado por R$ 180. Além disso, a empresa traz o Micro Mouse Ótico, que possui o tamanho de um batom. O item não possui esfera deslizante, dispensa mouse pad e funciona com sensor ótico e conexão USB. O valor sugerido é R$ 140.

A HP Brasil apresentou um novo equipamento multifuncional, o hp officejet psc750, que reúne em único produto copiadora, impressora e scanner. Ideal para usuários domésticos, o produto permite tirar fotocópias coloridas, imprimir trabalhos escolares e relatórios com gráficos, além de digitalizar fotos. O preço estimado é de R$ 1.399.

A Clone oferece para o Natal sua linha de mouses. O modelo FM MP3 tem funções scroll, duplo-clique, zoom, resolução acima de 400 dpi, acompanha software de instalação de rádio FM, que realiza download de músicas, e faz conversão para MP3. O preço sugerido é R$ 115. O mouse sem fio Infrared tem três botões de alta precisão, resolução de 520 dpi, software com diversas funções, botão central programável e preço estimado de R$ 55.

A Absolut reservou o lançamento da Spypen Axis, uma pequena câmera digital, com corpo dobrável em até 180 graus, 8 MB de memória e pode ser operada em plataformas Windows ou Macintosh. A nova câmera pesa 60 gramas, cabe na palma da mão e também pode ser usada como webcam para comunicação via Internet, e para a edição de pequenos vídeos. O valor sugerido do produto é US$ 215.

Pela LG, o consumidor terá como opção o leitor de CD-ROM CRD 8522 B, o leitor de CD e DVD DRD 8120 B, e o leitor e gravador de CD, modelo CED 8120 B, com preços sugeridos, respectivamente, de R$ 119, R$ 319 e R$ 489.

Já a Iomega anunciou o lançamento do Zip Drive 100 MB da série VL, que promete reduzir o custo de armazenamento portátil para usuários domésticos e pequenas empresas. O produto dispensa adaptador de força, é conectado no computador hospedeiro com um único cabo USB e tem preço sugerido de R$ 300.




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