A história de Thiago é idêntica à de muitos outros adolescentes – e de adultos também – que fazem das lan houses a nova febre do mundo do entretenimento virtual. Diz a lenda que a novidade foi introduzida na Coréia do Sul em 1996 e, de lá, ganhou o mundo. Caracteriza-se pela existência de diversos computadores de última geração conectados em rede em um espaço hi-tech, quase sempre com ar-condicionado, onde dezenas de pessoas se divertem com as últimas novidades do segmento de games conectados sempre num único ambiente virtual. Tal como a Morgen há pelo menos outras 500 lan houses espalhadas pelo país, boa parte delas inaugurada no ano passado, segundo estimativa da Associação Brasileira de Lan Houses.
O que explica o sucesso daquilo que se convencionou chamar de fliperama hi-tech é a interatividade. Em meio a conversas acaloradas e jogos de tirar o fôlego, os gamemaníacos encontram o espaço ideal para trocar experiências e se divertir. “Nas lans faço novas amizades e esqueço um pouco a rotina do dia-a-dia”, diz Thiago. Ao mesmo tempo em que propõem uma identidade visual futurista, também preservam o clima familiar, ideal para conquistar os pais. Esqueça o cenário sombrio dos fliperamas e das casas de sinuca: em uma lan é proibido fumar e consumir bebidas alcoólicas. O frigobar, disponível em boa parte das lojas, oferece apenas chocolates e refrigerantes.
Outra regra diz respeito à idade dos gamemaníacos. As lans impõem limitações rígidas no período noturno. O objetivo é preservar a integridade física dos clientes, sobretudo os mais jovens. Mas, apesar do clima familiar, não há cerimônia quando o ciberatleta está diante do computador: o gamemaníaco grita, quando consegue uma boa pontuação, ou esmurra a mesa quando algo deu errado – desde que a baia não seja de vidro, é claro. “Essa liberdade eu não tenho dentro de casa”, afirma Thiago.
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