Internacional Titulo
Rubio: a partir de hoje (1º), a Usaid deixará oficialmente de implementar assistência externa
Estadão Conteúdo
01/07/2025 | 15:31
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou nesta terça, 1º, que os cidadãos do país "não devem pagar impostos para financiar governos falidos em terras distantes", e que, a partir de 1º de julho, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) deixará oficialmente de implementar assistência externa. Em um artigo sobre as mudanças na atuação americana no exterior, especialmente criticando a Usaid, ele afirmou que, no futuro, a assistência será direcionada e limitada no tempo.

"Favoreceremos as nações que demonstraram capacidade e disposição para se ajudarem e direcionaremos nossos recursos para áreas onde possam ter um efeito multiplicador e catalisar o setor privado duradouro, incluindo empresas americanas, e o investimento global", escreveu. "A era de ineficiência sancionada pelo governo chegou oficialmente ao fim. Sob o governo Trump, finalmente teremos uma missão de financiamento estrangeiro nos Estados Unidos que prioriza nossos interesses nacionais", afirmou Rubio.

"Programas de assistência externa alinhados às políticas do governo - e que promovam os interesses americanos - serão administrados pelo Departamento de Estado, onde serão executados com mais responsabilidade, estratégia e eficiência", disse.

"Após interagir com nações da América Latina e da África, ouvimos constantemente que os países em desenvolvimento querem investimentos que os capacitem a crescer de forma sustentável, e não décadas de apoio condescendente administrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) ou pela Usaid", apontou o secretário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;