Economia Titulo
Passagem aérea, tomate, arroz e gasolina aliviam IPCA de maio
Estadão Conteúdo
10/06/2025 | 13:25
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

A queda de 11,31% nas passagens aéreas exerceu a maior contribuição negativa individual sobre a inflação de maio, um impacto de -0,06 ponto porcentual para a taxa de 0,26% registrada no mês pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Figuraram ainda no ranking de principais alívios sobre o IPCA de maio o tomate (-0,05 ponto porcentual), o arroz (-0,03 ponto porcentual), a gasolina (-0,03 ponto porcentual) e o ovo de galinha (-0,01 ponto porcentual).

Na direção oposta, a principal pressão partiu da energia elétrica residencial, com alta de 3,62% e influência de 0,14 ponto porcentual.

Houve contribuições positivas também do café moído (0,03 ponto porcentual), batata inglesa (0,02 ponto porcentual), plano de saúde (0,02 ponto porcentual), refeição fora de casa (0,02 ponto porcentual), cebola (0,01 ponto porcentual) e taxa de água e esgoto (0,01 ponto porcentual).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;