Política Titulo
Executiva do PT deve adiar outra vez reunião com rebeldes
02/11/2003 | 21:55
Compartilhar notícia


Em reunião marcada para esta segunda-feira, em Brasília, a Executiva do PT deverá adiar novamente o encontro do diretório nacional, desta vez para o fim do mês ou início de dezembro. O motivo do adiamento é que o partido está decidido a expulsar das fileiras a senadora Heloísa Helena (AL), além dos deputados Luciana Genro (RS), João Batista de Araújo, o Babá (PA), e João Fontes (SE), mas não quer fazê-lo antes da votação da reforma da Previdência no Senado.

Na prática, a cúpula do PT aguarda uma razão concreta para defenestrar Heloísa e só espera que ela vote contra a reforma. Mas, como a tramitação da emenda constitucional está atrasada no Senado, o PT tende a alterar seu calendário. O chefe da Casa Civil, José Dirceu, passará esta segunda-feira pela reunião da executiva. “Eu me sinto numa sessão de tortura permanente, mas prefiro não acreditar que haverá expulsão”, afirma a senadora, que pretendia ser candidata à prefeita de Maceió pelo PT, em 2004. Agora, não poderá concorrer ao cargo nem por outro partido, uma vez que o prazo para filiação terminou em outubro. Heloísa diz que não existem argumentos na esquerda para apoiar a “proposta neoliberal da Previdência e não está disposta a recuar. “Não fomos nós que mudamos”, endossa Luciana.

A insatisfação com os rumos do partido e do governo Lula, no entanto, vai muito além do quarteto radical: atinge de trotskistas a sociais-democratas abrigados no mosaico de correntes petistas. Dez meses depois de virar governo, o PT vive cada vez mais a angústia do poder, preocupado com o alto índice de desemprego e a demora da transição para um novo modelo econômico. “Eu temo que o PT seja engolido pela geléia geral dos partidos”, desabafa Chico Alencar (PT-RJ), um dos oito deputados punidos pela cúpula. Obrigados a dar a mão à palmatória, todos eles tiveram o direito de voto suspenso e foram desligados da bancada por 60 dias, porque se opuseram à reforma da Previdência. O castigo terminou na sexta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;