Cultura & Lazer Titulo Música
Marisa Monte inicia hoje turnê 'Verdade, Uma Ilusão'
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
21/06/2012 | 07:11
Compartilhar notícia


Em meio à avalanche de informações do mundo contemporâneo, Marisa Monte, 44 anos, percebe que o silêncio pode ser a chave para a felicidade. "Nós vivemos com tanto ruído externo que, às vezes, é difícil encontrar a quietude para escutar os desejos, o que realmente importa para cada um de nós", diz a cantora carioca, que cultivou junto ao sucesso a fama de artista reservada.

Hoje a vontade da compositora, pessoa de hábitos simples, é desfrutar a vida. "Pode ser secar o cabelo ao sol, fazer um almoço para a família, estar com os meus amigos ou fazer uma música. O objetivo é chegar lá na frente, olhar para trás e falar: aproveitei."

Esse forte desejo levou Marisa Monte a compor canções que versam sobre o bem viver no oitavo disco solo de estúdio, "O Que Você Quer Saber de Verdade" (2011), lançado após o hiato de cinco anos - "Universo ao Meu Redor" e "Infinito Particular" chegaram às lojas simultaneamente em 2006.

Depois de passar por Curitiba e Porto Alegre, a turnê "Verdade, Uma Ilusão" - que divulga o novo álbum - chega hoje a São Paulo. "Esse tempo em que eu fiquei em casa foi um período de introspecção. Pude ouvir as necessidades da minha alma. Isso acabou se refletindo nas composições. Muitas falam sobre o bem-estar e a necessidade do silêncio para entrar em contato com o que realmente se quer", afirma.

Para Marisa Monte, que sempre escreveu composições de grande vocação popular, a música precisa se comunicar com as pessoas de modo que a escutem e se sintam tocadas por ela. "A clareza ajuda. Você pode tentar potencializar o sentido das palavras quando canta", diz.

A cantora carioca criou as composições do disco em momentos diferentes, com alguns de seus velhos companheiros. "É como um baú que vai enchendo. Fazer música é uma atividade divertida e prazerosa. Só preciso de um pouco de silêncio ou boas companhias", conta.

Nesse álbum, ela retoma a produção com antigos parceiros como Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. "Somos parceiros e amigos há 20 anos. Nós nos admirávamos mutuamente, viramos parceiros e nos tornamos amigos. Não posso imaginar a minha vida sem ter tido esse encontro feliz". O trio assina canções como a faixa título da obra, que faz convite ao silêncio, e a música que batiza a turnê.

Marisa Monte ainda reverencia alguns de seus artistas preferidos por meio das releituras de "Descanso no Parque", de Jorge Ben Jor, e "Lencinho Querido", versão para o tango de Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Penaloza, conhecido na voz de Dalva de Oliveira.

SHOWS - A artista sempre lançou mão de diferentes recursos nos shows para potencializar o sentido das palavras cantadas. Agora aposta na sintonia de suas músicas com megaprojeções de 16 obras, quase todas em vídeos, criadas por 15 artistas contemporâneos como Cao Guimarães e José Damasceno. As imagens chegam a extrapolar os limites do palco.

Embora o último álbum seja a espinha dorsal do espetáculo, que reúne canções como "Ainda Bem" e "Depois" - que integram respectivamente as trilhas das novelas "Amor Eterno Amor" e "Avenida Brasil" -, Marisa Monte passeará por outros discos de sua carreira ao entoar canções como "Beija Eu".

Além de cantar, ela se alternará entre violão, guitarra e ukulele, acompanhada por formação de nove músicos, que inclui o power-trio do grupo pernambucano Nação Zumbi e os inseparáveis parceiros Dadi (violões, guitarra e ukulele) e Carlos Trilha (teclados, voz e programações), além de um quarteto de cordas.

Com a carreira estruturada no palco, Marisa Monte se tornou conhecida antes mesmo de lançar disco. "O encontro ao vivo consolida a relação com o meu público", acredita. E completa: "Talvez a turnê "Verdade, Uma Ilusão" não seja compacta porque tenho dois filhos e preciso estar mais tempo em casa nesse momento. Será uma turnê que vai alternar momentos em casa com shows. Talvez seja mais extensa em termos de tempo."

Marisa Monte Série de shows. Inicia hoje, às 21h30. No HSBC Brasil - Rua Bragança Paulista, 1.281, São Paulo. Tel.: 5646-2120. Turnê: Quintas, às 21h30; sextas e sábados, às 22h; e domingos, às 20h. Ingr.: R$ 120 a R$ 320. Até 15 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;