Internacional Titulo
Japoneses aprovam apoio logístico aos EUA
Por Das Agências
25/09/2001 | 08:40
Compartilhar notícia


A maioria da população japonesa aprova a concessão de apoio logístico aos Estados Unidos na retaliação militar aos atentados terroristas de 11 de setembro passado.

Segundo pesquisa do jornal "Nihon Keizai Shimbun", 70% da população aprova o apoio logístico do Japão, apesar da constituição japonesa proibir a participação das forças de defesa do país em campanhas externas.

O primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, está atualmente nos EUA para manifestar sua solidariedade na campanha norte-americana contra o terrorismo.

Antes de partir, Koizumi revelou que faria tudo possível, inclusive alterar a constituição, para que tropas japonesas pudessem dar apoio logístico a campanha norte-americana.

A constituição japonesa, imposta pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial, proíbe que este país participe de conflitos internacionais.

A pesquisa revela ainda que 76% dos japoneses desejam modificar a constituição para que as forças de segurança possam proteger instalações como bases e centrais nucleares no exterior contra ataques terroristas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;