Cultura & Lazer Titulo
Artistas comentam Prêmio Multicultural
Do Diário do Grande ABC
14/04/1999 | 14:42
Compartilhar notícia


Artistas, produtores, escritores e intelectuais aprovam o resultado do Prêmio Multicultural Estadao. Abaixo, alguns deles comentam o trabalho realizado pelos criadores e fomentador.
Nelson Brissac Peixoto, ensaísta - "Gosto muito do trabalho de todos eles. Sao pessoas que possuem seu valor e merecem seu reconhecimento, mas destaco o prêmio dado a Emanoel Araújo. Ele vem conduzindo com heroísmo a constante reforma que está ocorrendo na Pinacoteca do Estado. Um trabalho feito com muita dignidade".
Vladimir Capella, diretor de teatro - "O prêmio para Zé Celso pode ser considerado uma honra, ainda que tardia. Ele é uma pessoa que sempre fez muito pela arte cênica no Brasil e, com certeza, merece todo o reconhecimento. Fico feliz por ele".
Alvaro Apocalipse, encenador, - "Todos foram muito bem escolhidos, com certeza uma premiaçao justa. Conheço o trabalho do Emanoel Araújo há mais de 20 anos. Ele é extraordinariamente bom e demonstrou uma parte disso na Pinacoteca. O ganho da premiaçao nao é apenas deles, é para Minas Gerais. Fico feliz por mais um mineiro estar divulgando nossa arte, já que pretendemos ter dimensao nacional, mas nao temos as facilidades de divulgaçao como ocorre em Sao Paulo e no Rio. O Marco Antônio é inovador. Ele revoluciona os conceitos musicais contemporâneos faz uma percussao com repercussao. O prêmio foi ultramerecido para ele, que é um grande criador de música da atualidade".
Amélia Toledo, artista plástica - "Zé Celso é o grande mestre do teatro no Brasil. Já os instrumentos musicais sempre foram uma expressao da vida. Gosto muito do trabalho de Marco Antônio e, claro, da música do Uakti. O Verissimo coloca um pouco de humor na vida do povo brasileiro, principalmente num momento de baixo-astral. O jornalismo deve prestar atençao nisso. Ser mais otimista. Gostei mais dessa premiaçao do que das outras. O Emanoel é criativo e sabe usar isso para a populaçao conhecer a arte de forma generosa".
Joao Ubaldo Ribeiro, escritor - "Conheço Emanoel Araújo pois ele também é baiano e um grande artista. Seu trabalho é sério e merecedor. Sempre admirei Luis Fernando Verissimo em qualquer área de atuaçao. Ele é um jornalista incomparável. Fico muito orgulhoso pela premiaçao dos dois."
José Castello, escritor - "É sempre importante valorizar o trabalho de Zé Celso, pois ele é um eterno inquieto e tem um espírito indomável. Sua obra nao se enquadra em nenhum grupo e isso comprova sua inspiraçao e criatividade, que, ultimamente, anda em falta no Brasil. Luis Fernando Verissimo marcou por ser uma voz independente no País e sempre mostra um posicionamento coerente. A premiaçao é mais que justa. Emanoel Araújo simplesmente criou a Pinacoteca. Fico até sem saber como defini-lo. Sua dedicaçao à arte num país de museus decadentes e de artistas sem espaço para expor é exemplar. Premiar um homem como Emanoel é valorizar ainda mais a arte no Brasil. Essa é uma grande virtude do Prêmio Multicultural Estadao: o incentivo cultural. Precisamos muito disso e que venham outras iniciativas desse tipo".
Arthur Lescher, artista plástico - "Emanoel está recebendo um prêmio mais que merecido. Ele está realizando um trabalho importante na Pinacoteca, tanto na reforma do espaço quanto nas exposiçoes belíssimas que trouxe. É uma grande contribuiçao para o cenário artístico e para o público. Fico contente".
Milu Vilela, presidente do MAM - "Mais uma vez, o Prêmio Multicultural Estadao reconhece os talentos nacionais nas mais variadas áreas, cumprindo seu papel em divulgar nossa arte e cultura. O prêmio a Emanoel Araújo é extremamente justo, na medida em que coroa sua trajetória de sucessos na direçao da Pinacoteca do Estado".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;