Cultura & Lazer Titulo
HP é novamente líder do mercado de PCs no Brasil
08/12/2003 | 23:11
Compartilhar notícia


Pelo terceiro trimestre consecutivo, a HP conquistou, de julho a setembro, o primeiro lugar no mercado brasileiro de PCs – que inclui notebooks e desktops –, de acordo com levantamento da IDC (International Data Corporation). A empresa obteve participação de mercado de 5,4%, com crescimento de 26% em unidades comercializadas em relação ao segundo trimestre, resultado acima da média de 7% do mercado. Atrás da HP está a Toshiba, com 4% do mercado e, na seqüência, a Dell, com 3,7%.

O mercado brasileiro de PCs vem diminuindo ano a ano. Em 2001, foram comercializados 3,178 milhões de unidades de desktops e 134 mil notebooks. Este número baixou para 2,929 milhões de desktops e 129 mil notebooks um ano depois e deve fechar 2003 em 2,992 milhões de desktops e 145 mil notebooks, segundo a IDC.

A HP não é a líder brasileira do mercado de notebooks. Ela está em segundo lugar, com 28,2%, atrás da Toshiba (Toshiba e Semp Toshiba), com 37%.

Na seqüência vem a Dell, com 9,5%, segundo o IDC. Os notebooks, hoje, respondem por 4% do mercado de PCs e podem chegar a 5% em 2004, de acordo com o gerente de pesquisas de TI/Telecom da IDC, Mauro Peres. “Esse avanço depende do mercado corporativo, que é o principal comprador de notebooks”, explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;